Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 29 de maio de 2024

Alagoas

Defesa Civil Estadual e Semarh estão de prontidão para atende as prefeituras de AL em função das chuvas

Defesa Civil Estadual e Semarh estão de prontidão para atende as prefeituras de AL em função das chuvas

(Imagem: Pei Fon / Agência Alagoas)

O Governo de Alagoas colocou a Defesa Civil estadual e a Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de prontidão para atendimento à população e também às prefeituras municipais do estado em função das chuvas. Os dois órgãos estaduais, que estão com equipes de plantão durante 24 horas, chamam a atenção para os problemas de alagamentos registrados em Maceió.

O coordenador da Defesa Civil de Alagoas, tenente-coronel Moisés Pereira, disse que tem mantido contato com todas as unidades da Defesa Civil dos municípios do estado, colocando-se à disposição para prestar a assistência necessária. “Caso algum plano municipal de contingenciamento de chuvas não consiga suportar situações provocadas pelas águas que caem, podem entrar em contato com a Defesa Civil do Estado, que estamos com equipes de plantão 24 horas para anteder qualquer chamado”, disse.

O superintendente da Semarh, Vinícius Pinho, chamou a atenção para o volume expressivo de chuva em grande parte da Alagoas, principalmente na metade leste do estado, na faixa litorânea, região metropolitana, incluindo a Zona da Mata e a do Baixo São Francisco. “Essas três regiões receberam volumes bastante significativos; em alguns pontos a gente chegou a receber mais de 100 mm de chuva nas últimas 24 horas, o que é bem acima da normalidade”, disse.

Vinícius Pinho disse que a previsão para o estado ainda é de bastante instabilidade nas próximas horas. “A tendência é que chova no sábado, mas uma chuva com volumes bem menores do que aconteceram nesta sexta-feira. Hoje à noite nós ainda poderemos ter algumas pancadas intensas de chuva, mas volumes menores do que aconteceram na madrugada, na manhã de hoje e durante esta semana. A Sala de Alerta da Semarh segue com uma equipe fazendo o monitoramento meteorológico e já entramos em contato com Corpo de Bombeiros para ficar em prontidão para qualquer sinal de alerta”, disse o superintendente. Ele prevê que a instabilidade deve permanecer pelo menos até o dia 24, com a possibilidade de sol, mas ressalta que o período é de quadra chuvosa.

Ainda de acordo com Vinícius Pinho, o maior risco neste momento está nas áreas de encosta, porque o solo está muito saturado e isso favorece o deslizamento de terra. “Claro que nós temos outros problemas, como os alagamentos, e muitos pontos com falha de drenagem urbana na região metropolitana, em outros pontos do estado. Em relação ao nível dos rios, das nossas principais bacias hidrográficas, até o momento não é uma preocupação; nós fazemos o monitoramento em tempo real e todos os principais rios do estado elevaram um pouco, mas ainda estão em nível confortável, dentro das suas respectivas calhas”, disse.

*Agência Alagoas