Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 08 de dezembro de 2021

Alagoas

Renan Filho destaca ações para garantir medidas protetivas judiciais às mulheres vítimas de violência

Renan Filho destaca ações para garantir medidas protetivas judiciais às mulheres vítimas de violência

(Imagem: Thiago Sampaio)

O governador Renan Filho (MDB) ressaltou por meio das redes sociais as ações de sua gestão para assegurar a efetividade das medidas protetivas judiciais às mulheres vítimas de violência. Nesse sentido, ele destacou a importância do programa Patrulha Maria da Penha.


Em publicação em seu perfil no Instagram, o chefe do Executivo Estadual, comenta sobre as tristes estatísticas de feminicídio que assolam o país e afirma que entende a importância de desenvolver políticas públicas que salvem a vida de mulheres.


“Em 2018, implantei aqui em Alagoas o programa Patrulha Maria da Penha, que veio para garantir a efetividade das medidas protetivas judiciais às mulheres vítimas de violência. Em três anos, o programa assistiu mais de 1.200 mulheres e, nenhuma delas, tiveram reincidência da violência ou foram mortas. Também tivemos uma queda de mais de 30% no número de feminicídio em Alagoas e continuaremos trabalhando ainda mais para diminuí-lo. Contem comigo”, postou Renan Filho.


Convém lembrar que há três anos, as alagoanas ganharam esse reforço importante no enfrentamento à violência contra a mulher: a Patrulha Maria da Penha (PMP). Desde então, o Governo do Estado – através das Secretarias da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH) e da Segurança Pública (SSP) – em conjunto com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública de Alagoas garantiu proteção a mais de 1.200 mulheres vítimas de violência nas cidades de Maceió e Arapiraca.


Somente na capital alagoana, a PMP deu assistência e assegurou o direito de 861 mulheres até o momento. Destas, 457 estão sendo protegidas atualmente pela Patrulha e 453 tiveram as suas medidas encerradas. Já na cidade do Agreste, 346 mulheres foram atendidas ou seguem contando com o trabalho da equipe local.


Vale ressaltar que a função da Patrulha Maria da Penha consiste em executar e fiscalizar as Medidas Protetivas concedidas pelo Estado. A PMP tem sede no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), localizado no bairro da Jatiúca, em Maceió.


*Redação Alagoas Alerta