Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 25 de junho de 2019 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Exclusivo

Esporte alagoano em alta: Claudia Petuba ressalta investimentos do governo Renan Filho no setor

Esporte alagoano em alta: Claudia Petuba ressalta investimentos do governo Renan Filho no setor

(Imagem: Arquivo)

O Governo de Alagoas, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), tem dado uma atenção especial ao setor. Prova disso, são os resultados tanto no esporte amador como, principalmente, no profissional. Em entrevista exclusiva ao Portal Alagoas Alerta, a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, destaca o apoio do governador Renan Filho e elenca uma série de ações realizadas na sua gestão.

Ao destacar a importância do CSA e do CRB para o Estado, Claudia Petuba disse que a Selaj investe no esporte porque acredita no seu papel social e, através do futebol profissional, pode ajudar a fomentar a economia, gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

“Neste sentido, o governo tem investido muito com patrocínios inéditos, apenas em 2018 CRB e CSA receberam R$ 1.100.000,00 cada para atuarem na Série B do Campeonato Brasileiro; além disso, o Rei Pelé é a maior praça esportiva do estado e é a principal casa do futebol alagoano, através da sua manutenção e auxílio com despesas de jogos realizados neste Estádio do Governo, valorizamos e apoiamos nosso futebol e times”, assinala a gestora.

 

Leia na íntegra a entrevista com Claudia Petuba; saiba o que o Governo está fazendo pelo esporte em Alagoas

 

1 Alagoas Alerta –  Há quanto tempo está à frente da Selaj e qual avaliação a senhora fazer da sua gestão?

 

Claudia Petuba - Estamos na Secretaria desde a sua criação, em abril de 2015. Este formato da secretaria foi inaugurado no primeiro governo de Renan Filho, que nos convidou para essa missão que avaliamos como uma experiência extremamente positiva, embora conscientes que ainda temos muito por fazer, temos grandes conquistas e feitos sociais da nossa gestão.

 

2 Alagoas Alerta – Quais estratégias são utilizadas para transformar o futebol profissional num dos eixos prioritários na promoção do desenvolvimento social e econômico de Alagoas?

 

Claudia Petuba – Primeiramente, contamos com um governador que é apaixonado por esporte, tem conhecimento sobre diversas modalidades esportivas e em nossa gestão conseguimos abraçar todas elas que nos chegaram de forma séria. Com o futebol, a relação é ainda de mais intimidade, já que é paixão nacional e dos alagoanos. A Selaj investe no esporte porque acredita no seu papel social e através do futebol profissional ajudar a fomentar a economia, gerar centenas de empregos diretos e indiretos. Neste sentido, o governo tem investido muito com patrocínios inéditos, apenas em 2018 CRB e CSA receberam R$ 1.100.000,00 cada para atuarem na Série B do Campeonato Brasileiro; além disso, o Rei Pelé é a maior praça esportiva do estado e é a principal casa do futebol alagoano, através da sua manutenção e auxílio com despesas de jogos realizados neste Estádio do Governo, valorizamos e apoiamos nosso futebol e times. Acreditamos que estes apoios contribuíram para o ótimo momento que CRB e CSA estão vivendo, precisando de todo o apoio e a garra da nossa gente.

 

3 Alagoas Alerta – Com o CSA na série A e CRB na série B, o Estádio Rei Pelé vai passar com algum tratamento especial?

 

Claudia Petuba - O Estádio Rei Pelé tem 48 anos e sempre se reinventa, a movimentação e os cuidados são diários e constantes. No momento está ganhando tratamento especial no gramado para estar à altura da Série A, vamos ser palco de grandes jogos e seremos vistos pelo Brasil todo. Mas não é apenas por isso que o tratamento está sendo feito. Procuramos ter os melhores cuidados com o gramado e com a manutenção de todo o estádio, que tem sido vivo em nossa gestão, sendo utilizado por torneios amadores e aberto à comunidade, como todo patrimônio público deve ser.

Quando terminamos a rodada da Série B 2018, depois de uma temporada intensa de jogos, nosso gramado precisou de cuidados intensos e durante quarenta dias executamos os procedimentos tradicionais (com aplicação de areia branca e preta, a ureia, que é o nutriente da grama e a irrigação) e também adquirimos uma máquina de corte vertical que deu todo um detalhe visual para nosso tapete verde e também garantiu uma maior estabilidade ao solo.

Durante nossa gestão, o estádio passou por importantes reformas que visam melhorias estruturais. A segurança por exemplo, foi completamente renovada, através da execução do Projeto de Combate a Incêndio e Pânico e do Monitoramento de Câmeras, oferecendo assim, a garantia de tranquilidade para os visitantes. Ao todo são 60 câmeras instaladas dentro e fora do Estádio Rei Pelé; 20 câmeras na arena; 20 câmeras nos corredores, estacionamento e tampas e mais 20 câmeras na área externa. Para aprimorar o que está funcionando bem e sanar problemas que desde o início da gestão temos conhecimento, mas faltavam os recursos necessários, o Governador está projetando ampliar os investimentos neste ano para adquirir novos equipamentos como um novo e moderno placar eletrônico e reformar todo o Estádio, das torres de iluminação, passando pelos banheiros e lanchonetes, às bilheterias.

 

4 Alagoas Alerta – O que o governo do Estado tem feito para fortalecer as práticas do esporte amador?

 

Claudia Petuba - Como citei anteriormente, temos compromisso social. Ano passado tivemos a quarta edição da Copa Rainha Marta, por exemplo, colocando em evidência as nossas meninas e elas jogam muito! Algumas inclusive já estão fora do país, jogando por times que reconheceram seus talentos. Também tivemos a segunda edição do Taça das Grotas, que trouxe para nosso campo 480 atletas, meninos de todas as periferias, que alimentam o sonho do futebol.

Além do futebol, a prática esportiva no geral é abraçada nessa gestão pela parceria que a Secretaria criou junto às Federações e ao compromisso que temos em fortalecer o esporte em Alagoas, apoiamos 28 modalidades esportivas distintas, seja com o apoio à realização de competições em Alagoas ao envio de delegações para representar nosso estado em competições nacionais e internacionais.

 

5 Alagoas Alerta – Qual o planejamento para o estímulo de outras práticas esportivas para além do futebol em Alagoas?

 

Claudia Petuba - Práticas esportivas são estimuladas na essência dos nossos programas. Com o Na Base do Esporte, por exemplo, levamos atividade esportiva às comunidades das periferias de Maceió. São hoje 20 bases atuando nas mais variadas modalidades esportivas atendendo milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, que praticam desde modalidades tradicionais como vôlei, futsal, handebol e atletismo, ao taekwondo, luta olímpica, dança, hidroginástica... são aulas semanais que levam qualidade de vida e inclusão social. Contamos ainda com outros projetos como o "Governo em Movimento" e o "Participaê".

 

6 Alagoas Alerta – Que função o esporte cumpre na vida dos jovens de Alagoas? Como a secretaria pretende incentivar a prática esportiva entre a juventude?

 

Claudia Petuba - A Selaj trabalha com a motivação de compreender o papel social que cumpre o esporte na vida do jovem que vive em zona de conflito social. Para esse jovem, o esporte é uma importante janela que se abre para lhe mostrar grandes oportunidades para não se deixar influenciar pela vida do crime. Nosso trabalho com as Bases do Esporte conta com muitas histórias de sucesso nesse sentido, na qual muitas crianças e jovens encontraram no esporte uma saída, temos relatos que crianças utilizadas como "aviãozinho" pelo tráfico e hoje foram afastadas dessas práticas nocivas. Além disso, o esporte deve ser praticado por todas as pessoas de qualquer ambiente ou classe social.

 

7 Alagoas Alerta – Qual a opinião da senhora sobre o fato de o Estádio Rei Pelé ser candidato a centro de treinamento da Copa América 2019?

 

Claudia Petuba - Nós trabalhamos muito para manter o Rei Pelé à altura de ser o maior patrimônio do esporte em Alagoas. Trabalhamos para manter e cuidar de todas as instalações, das medidas de segurança, do bem-estar dos visitantes. É claro que estamos muito felizes por essa indicação, o trabalho é árduo e diário, mas não foi feito com o objetivo da candidatura, que claro, que nos honrou muitíssimo. Temos excelentes alojamentos, uma ótima estrutura no nosso restaurante, um ótimo espaço e a nosso favor ainda conta a simpatia da nossa gente. Estamos empolgados, ansiosos e desejamos muito fazer parte da história da Copa América 2019, recebendo delegações de grandes países.

 

8 Alagoas Alerta – Com a reeleição do governador Renan Filho, quais os planos de desenvolvimento do setor esportivo nos próximos anos?

 

Claudia Petuba - Para os próximos anos, esperamos que sejam mantidos todos os programas que deram certo, bem como contarmos com a ampliação do número de bolsas do Programa Bolsa Atleta que paga um salário mínimo por mês a 20 atletas de destaque nacional para que se mantenha no esporte. Propusemos e o governador prometeu ampliar o número de bolsas, bem como criar o Bolsa Técnico.

Esperamos que mais Bases do Esporte sejam introduzidas nas comunidades e que cheguem ao interior. Esperamos que mais competições esportivas amadoras possam ocorrer com frequência em nosso estado.

 

9 Alagoas Alerta – Por fim, o que o alagoano pode esperar do Governo do Estado em 2019 em relação ao fortalecimento do esporte alagoano?

 

Claudia Petuba - Confiamos que esse segundo mandato seja tão bom quanto o primeiro e promova a ampliação dos programas para o desenvolvimento do esporte.

 

*Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta

Comentários