Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 21 de fevereiro de 2026

Maceió

Em Maceió, Caps AD Dr. Everaldo Moreira garante assistência para dependentes químicos

Serviço especializado em saúde mental e dependência química oferece tratamento a pessoas com problemas relacionados ao uso e à dependência do álcool e outras drogas

Em Maceió, Caps AD Dr. Everaldo Moreira garante assistência para dependentes químicos

Centro de Atenção Psicossocial auxilia na reabilitação e reinserção de dependentes químicos na sociedade. (Imagem: Ascom SMS)

O Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, celebrado nesta sexta-feira (20), tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do alcoolismo e das drogas, destacando a prevenção, acolhimento e a importância da busca por ajuda.

Em Maceió, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) Dr. Everaldo Moreira, localizado no bairro Farol, é um serviço especializado em saúde mental e dependência química, que oferece tratamento a pessoas com problemas relacionados ao uso e à dependência do álcool e outras drogas, cujo intuito é reabilitá-las e reinseri-las na sociedade.

O Caps AD exerce um papel fundamental no acolhimento e cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade, ao oferecer um serviço humanizado e especializado. A equipe multidisciplinar é composta por profissionais de alta qualificação que fornece aos usuários o suporte necessário para a recuperação e reintegração social.

“O Caps AD trabalha com acolhimento, escuta qualificada, construção de Projeto Terapêutico Singular, grupos terapêuticos, atendimento individual, atendimento às famílias e, quando necessário, acolhimento 24 horas. A lógica não é apenas exigir abstinência, mas compreender o sujeito em sua integralidade, respeitando seu tempo e construindo estratégias possíveis de cuidado, inclusive com foco na redução de danos”, destacou a gerente do Caps AD, Suzane Lima.

O serviço especializado conta com 7 leitos masculinos, 5 femininos e 1 infanto juvenil, todos em pleno funcionamento. Em média, o Caps AD recebe entre 50 a 70 usuários por dia, que são distribuídos em grupos terapêuticos e atendimentos individuais com equipe multiprofissional - médico psiquiatra, assistente social, psicóloga, nutricionista, enfermagem, educação física e farmacêutica.

“O enfrentamento ao alcoolismo não deve ser pautado pelo julgamento ou estigma, mas pelo acolhimento e pela corresponsabilização. Neste Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, reforçamos que o tratamento é possível, o cuidado é direito garantido pelo SUS, e ninguém precisa enfrentar essa situação sozinho. O território cuida, a rede apoia e o Caps AD está de portas abertas para acolher, orientar e construir caminhos de vida com mais saúde e dignidade”, finalizou a gerente.

Como ter acesso

O Caps AD Dr. Everaldo Moreira funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h. E durante 24h para os usuários em acolhimento noturno. Para receber atendimento, é importante levar documento com foto, CPF e comprovante de residência. No entanto, a ausência destes não gera impedimento para atendimento.

Sobre a data

O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado em 20 de fevereiro, é uma data de conscientização, prevenção e acolhimento sobre os riscos do uso abusivo de substâncias lícitas e ilícitas. A dependência é reconhecida pela OMS como uma doença crônica que afeta a saúde física, mental e o convívio social, exigindo tratamento especializado.

O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

*Redação com Assessoria