Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 20 de maio de 2025

Maceió

Prefeitura de Maceió leva serviços do Brota na Grota para moradores do Petrópolis neste sexta-feira (28)

Programa contribui para capacitação profissional de mulheres que adquirem autonomia financeira

Prefeitura de Maceió leva serviços do Brota na Grota para moradores do Petrópolis neste sexta-feira (28)

(Imagem: Ascom Segov)

Nesta sexta-feira (28), o programa itinerante Brota na Grota, promovido pela Prefeitura de Maceió, chega à quadra da Boa Vista, no bairro Petrópolis, das 9h às 15h, oferecendo diversos atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, educação, bem-estar animal e outros serviços essenciais.

A ação acontece toda semana e visa levar os atendimentos da Prefeitura de Maceió direto às comunidades mais vulneráveis, proporcionando cidadania e inclusão social aos moradores. Antes do evento principal, foi realizada uma triagem, nesta quinta-feira (27). Os moradores interessados em atendimento odontológico ou castração de felinos compareceram  para receber fichas

Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas, vacinação de animais domésticos, cadastro e atualização do Bolsa Família, emissão do cartão Cidadão pelo DMTT e orientações jurídicas, garantindo mais benefícios à população.

Confira a programação do Brota na GrotaConfira a programação do Brota na Grota

Mudança de Vida

Uma das histórias que deixam evidente o impacto do programa na vida dos maceioenses, que mais precisam do Poder Público Municipal, é a de Lídia Pereira, moradora do bairro Benedito Bentes.

Lídia conheceu o Brota na Grota através de vizinhos e decidiu se inscrever no Emprega Mulher, oferecido pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).

A iniciativa capacita mulheres em vulnerabilidade social ou que são vítimas de violência doméstica, inserindo-as no mercado de trabalho.

“Fui levada em uma van junto com outras mulheres para realizar a inscrição no curso de confeitaria. A experiência foi tranquila, consegui rapidamente minha matrícula. O curso foi excelente, a professora era ótima e ainda recebemos carteirinha de transporte. Hoje, atuo na área e posso comprovar que sou uma profissional qualificada,” conta Lídia.

Lidia Pereira no curso de confeitaria do Emprega Mulher. Foto: Alisson Frazão/ Secom MaceióLidia Pereira no curso de confeitaria do Emprega Mulher. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Lídia diz que iniciativas assim são fundamentais para ampliar oportunidades. “Apoio que todas as mulheres tenham acesso a informações e oportunidades para regularizar suas profissões. Isso é essencial para garantir nossa independência e conquistar espaço no mundo”, frisa a confeiteira.

A coordenadora-geral de Enfrentamento à Violência e Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência da Semuc, Mariana Alves, destaca que o programa é essencial por levar os atendimentos às comunidades mais vulneráveis, quebrando barreiras de acesso a políticas públicas.

Segundo a coordenadora, somente em 2024, foram realizadas 550 pré-inscrições no Emprega Mulher, evidenciando o alcance da ação.

Mariana ainda reforça que, assim como aconteceu com Lídia, muitas outras mulheres podem ter suas trajetórias transformadas.

"O Brota na Grota oferece acolhimento, autonomia e oportunidades reais para quem mais precisa. Para as mulheres, o acesso aos serviços é sinônimo de mudança e empoderamento", conclui.

Mais de 500 pré-inscrições do Emprega Mulher foram feitas em 2024. Foto: Alisson Frazão/ Secom MaceióMais de 500 pré-inscrições do Emprega Mulher foram feitas em 2024. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

No Brota na Grota da próxima sexta-feira, a Semuc vai oferecer orientações jurídicas, encaminhamentos para habitação popular e aluguel Maria da Penha, além de informações sobre o Banco da Mulher Empreendedora, para àquelas que desejam iniciar ou expandir os próprios negócios.

A coordenadora da Semuc informa, que em breve, as inscrições do Emprega Mulher serão retomadas.

O Brota na Grota é considerado o maior programa de inclusão social do Brasil, idealizado pela gestão do Prefeito JHC, e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov).

*Redação com Assessoria

Close