Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 06 de maio de 2025

Maceió

Profissionais debatem com pessoas em situação de rua atendimentos socioassistenciais, em Maceió

Iniciativa visa melhorar serviços públicos destinados aos usuários

Profissionais debatem com pessoas em situação de rua atendimentos socioassistenciais, em Maceió

(Imagem: Allan César/ Secom Maceió)

Na manhã desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) fez uma oficina de construção dos regimentos internos dos serviços socioassistenciais para pessoas em situação de rua. A ação ocorreu no auditório do Ministério Público de Alagoas e reuniu 60 usuários.

A programação contou com a palestra “Nada para Nós, sem Nós”, ministrada pela professora-doutora Ana Tojal, que destacou a importância da política pública de assistência social para a sociedade. Além disso, foi realizado um debate sobre os regimentos internos dos equipamentos da Prefeitura de Maceió. Os participantes obtiveram esclarecimentos e tiraram dúvidas sobre o tema.

“Temos o objetivo de construir e aprovar os regimentos internos dos serviços socioassistenciais que trabalham com a população em situação de rua, como o Centro Pop, Albergue Manoel Coelho, a Casa de Passagem familiar. Então, esse é o momento de discussão com nossos usuários para que os serviços desses equipamentos possam funcionar da melhor maneira”, afirmou a diretora de Proteção Social Especial da Semdes, Emanuelle Oliveira.

Luana Vieira viveu em situação de rua e com muita emoção relembrou de sua trajetória e o impacto dos serviços da Assistência Social que mudaram sua vida.

“Foi através desse serviço, que me fez a pessoa que eu sou hoje. Uma pessoa que vivia nas ruas jogada e esquecida. Já debatemos muito sobre a dificuldade que a população trans em situação de rua sofre. Hoje agradeço muito a Deus, agradeço ao Movimento da População em Situação de Rua, a Casa de Passagem Familiar, que sempre esteve de portas abertas. Estou vivendo a minha história de vida, no Ensino Médio, e em breve, na faculdade fazendo revolução”, contou.

Participantes relatam experiências de vida. Foto: Allan César/ Secom Maceió
Participantes relatam experiências de vida. Foto: Allan César/ Secom Maceió

Rafaely Machado, coordenadora do Movimento de Pessoas em Situação de Rua em Alagoas falou sobre a importância da iniciativa.

“Hoje, é um dia histórico para nós que fazemos parte do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e para os usuários da política de Assistência Social aqui em Maceió. É um motivo de muita alegria e satisfação estarmos aqui, discutindo os regimentos internos entre profissionais e trabalhadores e usuários, dando o pontapé inicial de como esses serviços irão funcionar a partir de hoje, falando sobre direitos e deveres, para estarmos juntos com o movimento, marchando nessa luta e buscando melhor ofertar os serviços essenciais para a população de rua”, pontuou.

*Redação com Assessoria

Close