Sábado, 14 de dezembro de 2024
Sábado, 14 de dezembro de 2024
Esta sexta-feira (29) foi diferente para a comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lindolfo Collor, no Vergel do Lago. As crianças apresentaram para os pais, as atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2024. Um dos destaques foram as ações realizadas dentro do programa Olhar e Viver Maceió.
Através da iniciativa da Secretaria de Educação de Maceió, as crianças realizaram visitas guiadas pelos professores a pontos históricos do bairro em que vivem. Durante o passeio, os pequenos puderam ver, de perto, as transformações que a região passou nos últimos anos, os avanços na infraestrutura, na mobilidade, na sustentabilidade, conforme explica a diretora do Cmei, Adriana Leite.
“Hoje abrimos as portas para a comunidade escolar, para que todos pudessem prestigiar a exposição dos projetos pedagógicos desenvolvidos aqui no Cmei no ano de 2024. O nosso carro chefe foi o projeto Olhar e Viver Maceió, onde as nossas crianças tiveram a oportunidade de estudar a história, a geografia e os aspectos culturais da nossa cidade, mas principalmente o nosso bairro”, afirmou.
Ela conta ainda que as crianças vivenciaram experiências magníficas durante as visitas ao bairro, que também contou com a presença de familiares.
“Elas foram à praça da Guarda Municipal, visitaram a beira da Lagoa Mundaú, o parque construído pela Prefeitura de Maceió na orla lagunar. As famílias também participaram desses momentos, de aulas fora do Cmei, nos ambientes de convivência. Foi muito rico e aqui está o resultado desse trabalho”, pontuou a diretora.
Deraldo Batista é pai de Guilherme e Geyza, ambos estudam no CMEI. Ele foi um dos familiares que acompanharam os passeios das crianças pelo bairro. “Nasci e me criei aqui no Vergel. E o bairro tem melhorado muito”, destacou.
Na exposição foram apresentados trabalhos desenvolvidos pelas crianças dos mais diversos temas. Como é o caso da turma do 1° período, da professora Eurides Cunha, que fez uma produção textual. Ela falou sobre o trabalho desenvolvido com os pequenos.
“Apresentamos aqui o nosso projeto ‘No Mundo dos Dinossauros’, que mostra a escrita dos nossos pequenos. Eles já conseguem escrever de maneira legível e a gente fica feliz que eles estejam nesse nível. Utilizamos o livro Entrelaços oferecido pela Semed que nos ajudou muito a desenvolver a escrita das nossas crianças e outras habilidades também”, relatou.
Climatização
O Cmei Lindolfo Collor é uma das unidades educacionais de Maceió que passou por uma readequação elétrica para ser totalmente climatizada. Um ambiente escolar em que, anteriormente, os professores e as crianças sofriam por causa do calor, hoje, é totalmente confortável, climatizado e adequado para o desenvolvimento das crianças e também do trabalho dos docentes.
“Antes era muito quente, mas nós solicitamos e recebemos a climatização. Estamos muito felizes! As crianças ficam bem mais a vontade e tranquilas. E só temos a agradecer a todos que colaboraram, o secretário Victor Braga, a superintendente Marcelle Telles e ao prefeito JHC. Gratidão tanto do Cmei Lindolfo Collor quanto dos familiares das nossas crianças”, pontuou a coordenadora pedagógica, Simone Lima dos Santos.
A superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles, compareceu à exposição, representando a pasta.
Fotos: Carol Cordeiro / Ascom Semed
*Redação com Assessoria