Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 14 de novembro de 2018 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Maceió

Servidores públicos de Maceió deflagram greve por tempo indeterminado

Servidores públicos de Maceió deflagram greve por tempo indeterminado

(Imagem: Assessoria)

Os servidores públicos municipais iniciaram uma greve por tempo indeterminado após assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (11), no Clube Fênix Alagoana, no Jaraguá. Eles reivindicam reajuste salarial mesmo com a Prefeitura de Maceió afirmando que não tem como conceder.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Sidney Lopes, a greve começará em até 72h como manda a lei. O movimento vai eleger um comando unificado de greve para as negociações. Os grevistas vão comunicar a decisão à administração municipal. Uma outra reunião já está marcada para acontecer amanhã para definir as ações dos servidores.

Legislação

 

A atualização dos salários dos servidores públicos está garantida na Constituição Federal inciso X do art. 37, na Lei 10.331/2001, e nas Leis Municipais de Nº 5.898/2010 e Nº 5.241/2002 ― assegurando aos servidores o reajuste salarial anual conforme data-base em janeiro e aplicando-se o percentual baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), índice que mede a inflação.

 

Campanha Salarial 2018

 

A Prefeitura de Maceió apresentou proposta final de reposição salarial dos servidores públicos municipais na terça-feira (12), por meio do secretário Municipal de Economia, Fellipe Mamede, durante reunião na Secretaria Municipal de Economia (Semec). O percentual apresentado de 3%, sendo o pagamento de 2% em junho e 1% em novembro, sem retroativos foi rejeitado pela categoria, pois não atendeu a data-base em janeiro, nem o percentual do IPCA.

*Redação Alagoas Alerta

Comentários