Sábado, 14 de dezembro de 2024
Sábado, 14 de dezembro de 2024
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) disponibilizou no sábado (9) o relatório referente às apreensões de armas de fogo e drogas, com os dados contabilizados pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada da corporação. De 3 a 9 de outubro, 25 armas de fogo e 114,6 quilos de drogas foram apreendidas em ocorrências registradas em Maceió e no interior.
A capital alagoana foi a cidade onde mais armas foram apreendidas, com um total de 16 registros, entre revólveres, pistolas e espingardas, seguida pelos municípios de Arapiraca e Coruripe, com três e dois casos, respectivamente.
Em relação às drogas, 106,6 quilos de maconha, 6,7 quilos de cocaína e 1,3 quilo de crack foram retirados de circulação em todo o estado. Nas ocorrências que registraram infrações de menor potencial ofensivo, foram lavrados 41 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
Para o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, os números expressivos resultam do trabalho integrado e do reforço nas atividades de inteligência.
“Colocamos as equipes nas ruas de maneira estratégica, com base em planejamentos, analisando estatísticas e observando onde há maior necessidade de incremento do efetivo. Estamos sempre alinhados com as demais instituições de segurança e os números comprovam que continuamos no caminho certo, para garantir mais segurança para os alagoanos”, destacou o comandante.
Ações operacionais
Entre as ações que colaboraram para o quantitativo registrado está a apreensão de dois revólveres calibre 38, ocorrida na última sexta-feira (8) em ações distintas, na parte alta da capital, por guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). As armas foram apreendidas em loteamentos no bairro Cidade Universitária.
Em relação ao tráfico de entorpecentes, equipes da Rotam apreenderam 104 quilos de drogas, em apenas 24 horas, em ocorrências registradas em Maceió e região metropolitana, nas últimas quarta-feira (6) e quinta-feira (7).
Na capital, no bairro da Santa Lúcia, foram apreendidos 87 quilos, entre maconha, cocaína e crack. Outros 20 foram localizados em uma região de mata, nas imediações do Conjunto Jarbas Oiticica, em Rio Largo. Duas pessoas foram presas e conduzidas à Central de Flagrantes.
Suspeita de homicídio, tráfico de entorpecentes e porte ilegal
Na madrugada de sexta-feira (8), os policiais da Rotam, também na cidade de Rio Largo, apreenderam mais 1,2 quilo de maconha e 25 gramas de cocaína, além de oito munições e quatro aparelhos celulares.
Na ação, dois acusados de participação em um homicídio na cidade, foram presos e, juntamente com o material, encaminhados à Central de Flagrantes.
*Ascom PMAL