Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 29 de maio de 2024

Alagoas

Programa Ver Melhor Alagoas irá realizar mutirão oftalmológico no Hospital Regional do Alto Sertão

Programa Ver Melhor Alagoas irá realizar mutirão oftalmológico no Hospital Regional do Alto Sertão

(Imagem: Carla Cleto / Ascom Sesau/AL)

Mais uma etapa do Programa Ver Melhor Alagoas será realizada para oferecer serviços de qualidade na área oftalmológica à população da X Região de saúde, formada por sete municípios do Alto Sertão. Para isso, na sexta (17) e no sábado (18), a partir das 7h, uma equipe multidisciplinar estará no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia, realizando triagem para a marcação de cirurgias.

A ação prevê, em média, 300 pacientes atendidos a cada dia. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os problemas oftalmológicos podem surgir por inúmeros motivos, desde causas genéticas, até hábitos e estilos de vida. A médio e longo prazos, eles podem causar, entre outras coisas, dificuldade para enxergar e, até mesmo, em casos mais graves, a cegueira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), informa que, atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo. Deste total, entre 60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados.

O diretor geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, salienta que, por meio da ação, a população de Delmiro Gouveia e região poderá ter acesso a consultas oftalmológicas. As pessoas assistidas também poderão realizar exames e o procedimento cirúrgico referente à catarata e pterígio, sem a necessidade de deslocamento para Maceió.

“Essa etapa do programa Ver Melhor Alagoas traz para a população do Alto Sertão serviços especializados na área da oftalmologia. Com o apoio da Sesau e atuando em parceria com o Cosems/AL [Conselho das Secretarias Municipais de Saúde] e as Secretarias Municipais de Saúde [SMSs], o HRAS tem conseguido qualificar a assistência à população, por meio da oferta de 600 procedimentos", disse Carlos Augusto dos Anjos.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Programa Ver Melhor Alagoas proporciona para a população uma saúde acessível e de melhor qualidade.

“Nossa população é carente de serviços oftalmológicos e, por isso, é tão importante levar o Programa Ver Melhor para todas as regiões do Estado. Assim, todos podem ter acesso e agendar suas consultas oftalmológicas e suas cirurgias de uma forma simples e fácil”, afirmou o gestor estadual da saúde alagoana.

*Agência Alagoas