Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 03 de março de 2026

Maceió

Residência abandonada no Clima Bom é demolida por recomendação da Defesa Civil de Maceió

Casa que estava com risco de colapso poderia atingir residência vizinha e causar danos

Residência abandonada no Clima Bom é demolida por recomendação da Defesa Civil de Maceió

Residência abandonada era localizada no bairro do Clima Bom. (Imagem: Ascom Defesa Civil Maceió)

A Defesa Civil de Maceió recomendou a demolição preventiva de uma residência no bairro do Clima Bom para eliminar o risco de colapso do imóvel, o que poderia atingir uma residência vizinha e causar acidentes. A demolição ocorreu na manhã desta terça-feira(3) e foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura(Seminfra).

A Defesa Civil tem como obrigação legal, prevista pela Lei Federal n° 12.608/2012, de atuar na eliminação do risco e agir de forma preventiva para evitar desastres. O local estava sendo monitorado pelos agentes do órgão para que a medida cabível fosse realizada.

Segundo avaliação do diretor de operações da Defesa Civil de Maceió, Matheus Montenegro, se o imóvel viesse a colapsar, traria danos às pessoas que residem nas casas vizinhas e até poderia causar acidentes.

“Agora a vizinha desta residência abandona poderá dormir tranquilamente, pois o risco foi eliminado antes que algo acontecesse, e antes do período chuvoso, pois as chuvas poderiam potencializar o desmoronamento da casa”, expõe o diretor operacional do órgão.

A residência estava abandonada. O proprietário foi localizado e assinou o termo de autorização para que o trabalho fosse realizado.

Residência corria risco de colapso. Demolição preventiva foi realizada nesta terça-feira (3). Foto: Ascom Defesa Civil Maceió
Residência corria risco de colapso. Demolição preventiva foi realizada nesta terça-feira (3). Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

Quando a Defesa Civil recomenda demolição

A Defesa Civil de Maceió recomenda a demolição de um imóvel quando o mesmo apresenta risco iminente de colapso e possa causar transtornos a residências vizinhas ou a passeios públicos.

Identificando o risco, o órgão aciona a Seminfra que, com os colaboradores e maquinários adequados, realiza o trabalho de forma segura.

A população pode acionar a Defesa Civil de Maceió para comunicar se há alguma situação parecida e solicitar a vistoria dos agentes operacionais e engenheiros do órgão. É só ligar gratuitamente para o telefone 199.

*Redação com Assessoria