Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 25 de setembro de 2018 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Polícia

Ronda no Bairro recupera veículo roubado no Jacintinho

Ronda no Bairro recupera veículo roubado no Jacintinho

(Imagem: Ascom Ronda)

Os agentes de proximidade do Ronda no Bairro são preparados para agir com rapidez em caso de ocorrências e estão prontos para dialogar com a comunidade e entender suas necessidades.

Na manhã deste domingo (15), um veículo roubado foi recuperado no Jacintinho. Guarnições do programa Ronda no Bairro e do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) identificaram o Gol branco, de placa ORM 5508, próximo à Praça do Mirante. Imediatamente, identificaram o proprietário para realizar os procedimentos legais da ocorrência.

O Ronda opera normalmente em seus territórios de atuação, nas áreas comerciais do Jacintinho e da Orla de Maceió. As guarnições realizam o patrulhamento de proximidade e garantem que moradores, comerciantes e turistas realizem suas atividades com tranquilidade.

Desde janeiro, o programa opera no Jacintinho e sua expansão para a Orla de Maceió aconteceu há pouco mais de um mês.

A população aprova o patrulhamento realizado em quatro modalidades: a pé, de moto, de bicicleta e de carro. A eficácia no desempenho do serviço faz com que a população solicite, cada vez mais, sua expansão para áreas comerciais de outros bairros da capital e até mesmo em outros municípios.

“O trabalho realizado por vocês é excelente. Hoje me sinto segura para realizar caminhadas, os policiais são muito solícitos e os eventos nos espaços públicos são muito bem pensados”, comemora Socorro Ayres Oliveira, moradora do Stella Maris, enquanto passeava pelo Corredor Vera Arruda. 

Integrar ações de diversos órgãos e secretarias estaduais e municipais é um dos focos do programa, que também tem os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

“A essência do Ronda no Bairro é servir à sociedade, seja nas ações operacionais ou sociais, de forma a aproximar o cidadão dos órgãos de segurança pública do Estado. Os agentes de proximidade estão preparados para atender ocorrências normais e até as mais complexas, agindo sempre com rapidez e encurtando o caminho para a solução de diversos problemas”, concluiu o coordenador operacional do programa, capitão PM Jasiel Andrade.

O programa

Realizado integralmente com recursos próprios, resultado do planejamento e do esforço do Governo do Estado para honrar com seus compromissos e, ainda assim, conseguir destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade, o Ronda no Bairro é um programa de governo sob a alçada das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), de Prevenção à Violência (Seprev), da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

E todas as abordagens devem ser filmadas e armazenadas em um servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Comentários