Aguarde. Carregando informações.
QUEM SERÁ O ANTI-LULA EM 2018?

COLUNISTAS Adeilson Bezerra

É consultor jurídico com mestrado em direito público interno.

QUEM SERÁ O ANTI-LULA EM 2018?

QUEM SERÁ O ANTI-LULA EM 2018?

candidatos-2018-presidente (Imagem: GOOGLE)

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em primeira instância  precipitou a formação de cenários no âmbito dos partidos para as eleições de 2018. Esquerda e direita, embora em plena articulação de bastidores, não conseguem  apontar saídas seguras para o próximo pleito.

Segundo todos os institutos, Lula lidera as pesquisas de opinião para voltar a ocupar a cadeira de Presidente. Na mais recente do vox Populi, Lula lidera com 47%, sendo seguido por Bolsonaro com 13%, Marina 7%, Alckmin  6% e Ciro 3%.Quando coloca João Dória,este aparece com 4%.

REJEIÇÃO

Segundo levantamento da Paraná Pesquisas o mais surpreendente, no entanto, é que Lula não é o único que tem uma altíssima rejeição. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o deputado Jair Bolsonaro (PSC de saída para o PEN) também são potenciais candidatos a experimentar o mesmo infortúnio. Alckmin registra 54,1% de reprovação, enquanto Bolsonaro 53,9%. Ou seja, o eleitorado ainda não definiu quem encarnará o anti-Lula.

É justamente na análise da rejeição que observamos que o candidato para enfrentar o ex presidente Lula e o PT ainda está para aparecer no cenário, pois os principais nomes tem rejeição altíssima.

A possibilidade de Lula não participar da corrida geram incertezas também nos partidos concorrentes e no núcleo de “renovação”. A grande mídia ainda não encontrou a equação para repassar para o eleitorado: candidato de centro-direita forte com estrutura partidária forte. Assim está aberta a temporada de caça a um candidato que possa representar o anti- Lula e que tenha estrutura partidária para fazer o enfrentamento no campo programático, pois “esculhambar” o Lula definitivamente não é uma boa estratégia pré-eleitoral.