Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
O Governo de Alagoas segue investindo na garantia de mais qualidade de vida para os profissionais da segurança pública. Além de reforçar as ações voltadas aos servidores efetivos, adquirir equipamentos de última geração e inaugurar novas instalações, a Secretaria de Estado da Segurança Pública deu início ao processo para contratação de especialistas que prestem atendimento psicossocial à tropa.
Com o apoio do Governo Federal, através de verbas oriundas do Fundo Nacional de Segurança Pública, a SSP vai investir R$ 2.158.804,94 somente em serviços de consultas com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais para os integrantes das Polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros. Conforme a programação, os atendimentos ocorrerão nas modalidades on-line e presencial (com local ofertado pela empresa contratada) nas cidades de Maceió e Arapiraca.
Inicialmente, conforme estudo técnico preliminar elaborado pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho da SSP, devem ser realizados 4.300 serviços psicossociais, sendo 3.780 consultas e atendimentos com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, e 520 terapias em grupo, levantamentos de demandas, palestras e oficinas pedagógicas de manejo de estresse e ansiedade.
De acordo com o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel Patrick Madeiro, o processo de contratação para o serviço biopsicossocial foi autorizado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e já está em fase de licitação.
“No período máximo de 60 dias já teremos a definição dessas ações atendendo diretamente a quem precisar. Essa é uma política pública que irá atender a todos os servidores da segurança pública. Todos os policiais que, por ventura, tenham sido afastados, nós estamos seguindo as recomendações médicas. Estamos tomando ações que vão minimizar esses danos e vão fazer com que o agente tenha o devido atendimento”, afirmou o coronel Patrick.
Ainda seguindo a política pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Programa Pró-Vida, estão sendo investidos R$ 4.217.244,62 na aquisição de equipamentos de musculação. Os processos de compra já estão em andamento. Os equipamentos vão possibilitar aos profissionais o acesso a ações de promoção à saúde e prevenção ao adoecimento, estimulando o autocuidado, a cultura prevencionista, a segurança do trabalho e a valorização profissional.
Segundo o chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho da SSP, que coordena a Rede QualiVida da Segurança Pública de Alagoas, agente de polícia Emerson Moura, os aparelhos serão distribuídos em academias institucionais instaladas nas dependências das corporações estaduais.
“Eles serão distribuídos para todas as instituições da segurança pública alagoana e vão estruturar cerca de dez academias, que foram elencadas por exercícios. A montagem será em espaços já disponibilizados pelos órgãos e vão atender diversos agentes públicos. Os recursos foram captados graças ao empenho da rede que foi criada com os núcleos de cada corporação com base no que preconiza a política nacional. Além disso, também estamos com processos para comprar, ainda neste segundo semestre, veículos voltados para a área de valorização e educação profissional. Ônibus e caminhonetes vão ajudar no trabalho das equipes”, disse ele.
Emerson também lembrou que a parceria com o Governo Federal trouxe para Alagoas investimentos que ultrapassam os R$ 2,35 milhões. “As verbas já empenhadas possibilitaram a compra de equipamentos como uma ambulância para a Diretoria de Saúde da PM e um consultório móvel para o Centro Integrado de Assistência da corporação. Foram feitas melhorias nos ambientes de trabalho com a compra de equipamentos eletrônicos, computadores, ar-condicionados, e adquirimos equipamentos para o centro de condicionamento físico e defesa pessoal da Rotam, para atendimento de pilates e ginástica laboral para militares e dependentes. Também modernizamos o centro de fisioterapia da PM, promovemos eventos esportivos, como a corrida da Polícia Civil, palestras, oficinas de gerenciamento de estresse e ansiedade no Corpo de Bombeiros, e ainda conseguimos retomar, após dez anos, o MBA em Gestão Política de Valorização do Trabalhador da Segurança Pública de Alagoas. Essas são só algumas das ações conquistadas com esses recursos”, destacou.
As iniciativas melhoram o ambiente de trabalho e também promovem uma cultura de cuidado e respeito mútuo, essenciais para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável. O secretário da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, lembra que, entre ações estratégicas contidas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2030, que foi publicado em outubro do ano passado, estão a capacitação e a valorização dos profissionais e o aparelhamento e modernização de infraestrutura dos órgãos de segurança, que reforçam ainda mais o empenho do Governo de Alagoas em cuidar dos homens e mulheres que integram as forças policiais e salvamento do estado.
“As equipes da SSP estão focadas em garantir o melhor para todos os profissionais. Estamos com a gestão governamental que mais investe na segurança pública, e isso tem sido comprovado pelas ações relatadas pelo Núcleo de Qualidade de Vida e também pelas diversas aquisições de equipamentos que foram feitas para melhorar o serviço operacional, como a compra armamentos de última geração com uma economia de verba significativa. O cuidado com o profissional é primordial para conseguirmos aumentar ainda mais o objetivo de garantir o bem-estar de todos. Vamos seguir buscando cumprir as metas estabelecidas no plano para que tenhamos um estado cada vez melhor”, enfatizou.
*Agência Alagoas