Um dos alertas é na cor amarela, que significa perigo potencial, para cidades que ficam nas regiões do Agreste e Sertão do estado, e outro na cor laranja, que significa perigo, para os municípios da Zona da Mata, parte do Agreste e Litoral de Alagoas.
Alertas do Inmet para Alagoas — Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) chama atenção para os acumulados de chuva. Na região metropolitana de Maceió, choveu 40mm nas últimas 6 horas. O nível dos rios está sendo monitorado. Os rios que estão em elevação, segundo a Semarh são o Coruripe, Piauí, Jequiá e Conduípe.
Em Maceió, os riachos Jacarecica e do Silva também estão com nível elevado. O nível da Lagoa Manguaba está sendo igualmente monitorado. Às 7h da manhã desta terça-feira estava em 210 cm. A cota de transbordamento é de 270 cm.
Na principal avenida da capital, a Fernandes Lima, a água ficou acumulada em pelo menos três pontos. Um deles, sob o viaduto da Leste Oeste, logo após a Praça Centenário. Sem ter para onde escoar, a água da chuva formou um trecho de alagamento que dificultou a passagem dos veículos.
Passado a ponte, o alagamento continuava, sem condições de escoamento de água. Os motoristas precisaram de paciência para enfrentar a lentidão no trânsito da região.
No bairro da Cambona, o canal transbordou mais uma vez. Os motoristas que passaram pela região se arriscaram na pista porque, em alguns trechos, não dava para visualizar o canal e o risco de cair nele, era grande. Os pedestres enfrentaram uma dificuldade ainda maior para passar na região.
No acesso ao condomínio Aldebaran, uma árvore caiu, interrompendo o trânsito nas duas faixas. No momento da queda, nenhum carro passava perto dela.
*G1/AL