Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Alagoas

Escola estadual de Alagoas está entre os 20 melhores Idebs do ensino médio do Brasil

Escola estadual de Alagoas está entre os 20 melhores Idebs do ensino médio do Brasil

(Imagem: Thiago Athaíde / Ascom Seduc)

A Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira, de Ibateguara, está entre as melhores notas do ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do ensino no país. A unidade da Zona da Mata conquistou média 6,6 e, pela segunda vez consecutiva, alcançou o melhor Ideb do ensino médio de Alagoas, superando inclusive o seu desempenho em 2021, quando pontuou 6,2 e também obteve o melhor desempenho do estado neste nível.

Conquista coletiva

Com 760 estudantes matriculados – sendo 577 no ensino médio regular e 183 na modalidade Educação de Jovens e Adultos Modular –, a escola é a única unidade de ensino médio do município e seus alunos são, na maioria, oriundos da zona rural.

Raabe Bispo, gestora-geral da instituição, comemora o resultado e conta o que levou a superar o já destacado desempenho de 2021. “Os números são a prova de um trabalho realizado. Quando ficamos em primeiro lugar em 2021, muitas pessoas nos perguntaram como isso foi possível. E a gente já respondia: priorizando estudante e formação docente, o que inclui, dentre outras ações, acompanhamento pedagógico, formação docente via HTPC [horário de trabalho pedagógico coletivo] e acompanhamento da frequência escolar do estudante com busca ativa e visita à comunidade. E agora, com esse resultado de 2023, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, avalia a gestora.

Ela também reflete o impacto que esse resultado terá nas próximas ações da escola. “Ficamos muito orgulhosos e temos a certeza de que iremos  fazer mais. Esta conquista é fruto de um trabalho orquestrado e alinhado com toda comunidade escolar. Para os próximos anos, queremos continuar aumentando as proficiências, inclusive estamos com um trabalho intenso de preparação para a prova do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas, o Saveal, que acontece agora em novembro”, adianta.

Melhoras notas

Dezessete escolas da rede estadual figuram entre as dez melhores notas do Ideb ensino médio em Alagoas. Segue a lista:

1-    Escola Estadual Monsenhor Luiz Carlos de Oliveira – Ibateguara- 6.6

2-    Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste- Arapiraca – 6.5

3-    Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió – 5.4

4-    Escola Estadual Carlos Gomes – União dos Palmares – 5,3

5-    Escola Estadual Monsenhor Clóvis – União dos Palmares – 5.2

6-    Instituto Federal de Alagoas – Campus Viçosa – 5.1

7-    Escola Estadual Luiz Augusto de Azevedo Menezes (Delmiro Gouveia) e Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis (Santana do Ipanema) – 5.0

8-    Escola Estadual Carlos Lyra (São José da Laje) e Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológico de Maceió Dicionarista Aurélio Buarque de Holanda – 4.8

9-    Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira  (Maceió) e Escola Estadual Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios) 4.7

10-  Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premen Arapiraca), Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca), Escola Estadual Ruben Nunes (Inhapi), Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça (Maceió), Escola Estadual Elza Soares (Quebrangulo) e Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva – 4.6

Ideb em Alagoas

Alagoas superou as metas estimadas para o Ideb 2023.Nos anos iniciais, que abrange as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o estado teve Ideb 6.0, a mesma média brasileira. Esse resultado fez com que o estado ficasse em 9º lugar no ranking do Ideb dos anos iniciais, empatado com o Mato Grosso e o Rio Grande do Sul. Já na região Nordeste, este foi o segundo melhor resultado, ficando atrás apenas do Ceará.

Já nos anos finais (6º ao 9º ano), Alagoas alcançou 5.0, mesma média brasileira deste nível. Esta nota faz com que o estado figure em 7º colocado no Brasil (empatado Pernambuco e o Distrito Federal, enquanto, no Nordeste, ficou em 3º lugar ( atrás apenas do Ceará e Piauí).

Boas notícias também no ensino médio, onde o Ideb passou de 3,6 em 2021 para 4,1 em 2023. Uma nota próxima à média nacional do ensino médio, que é de 4,3. Graças a este resultado, Alagoas tem o 15º melhor Ideb do Brasil e o 4º do Nordeste.

“Este resultado nos deixa muito felizes, pois é consequência do esforço do Governo de Alagoas, por meio do Regime de Colaboração com os 102 municípios alagoanos, com o objetivo não apenas de melhorar nossos índices, mas também de recuperar as perdas que tivemos na pandemia. Nossa contribuição vai desde a formação de professores à aplicação de provas de fluência e distribuição de material didático. Esse é um compromisso do governador Paulo Dantas, que determinou que não deixássemos nenhum município desamparado. E esta melhoria também não seria possível sem programas como o Escola 10, além, é claro, o engajamento e comprometimento dos professores alagoanos, que não mediram esforços para aprimorar a aprendizagem de seus estudantes”, avalia a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

*Agência Alagoas