Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 29 de novembro de 2024
O governador Paulo Dantas realizou, na manhã deste sábado (6), uma visita de cortesia à unidade da Masterboi no município de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, e destacou a importância da parceria entre os estados que contribui para fortalecer o agronegócio.
"O agronegócio de Alagoas cresceu 16% em 2003, e foi o nono do país proporcionalmente. E é por essas parcerias que a gente faz com o setor produtivo, nesse caso da Masterboi, o Governo isentou o ICMS para o boi vivo, para que os produtores vendam o boi aqui para esse empreendimento que tem uma organização espetacular. Estou muito feliz de ter vindo aqui, em Canhotinho, fazer essa visita à empresa", pontuou o governador Paulo Dantas.
Em outubro do ano passado, o governador assinou decreto desobrigando os pecuaristas alagoanos de pagar o ICMS quando decidirem abater o gado bovino em Pernambuco. A assinatura ocorreu no espaço de leilões da 73ª Expoagro, no Parque da Pecuária, em Maceió.
O governador Paulo Dantas foi recebido pelo presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, que apresentou a planta da empresa e ressaltou que no local está previsto o abate de cerca de 480 cabeças de gado bovino por dia, 2.400 suínos por mês, além da produção de derivados de gados bubalino, caprino, suíno e ovino e processamento de carnes, em uma área de 120 hectares.
"O governador Paulo Dantas foi muito inteligente em ter reunido os produtores e concedido essa isenção do ICMS. É um grande benefício que ele está trazendo para os produtores alagoanos que terão mais uma opção para abater seus animais", pontuou o presidente da Masterboi.
Ainda durante a visita, Nelson Bezerra, apresentou a planta da empresa ao governador e destacou que no local está previsto o abate de cerca de 480 cabeças de gado bovino por dia, 2.400 suínos mês, além da produção de derivados de gados bubalino, caprino, suíno e ovino e processamento de carnes, em uma área de 120 hectares.
Aporte de investimentos - A unidade da Masterboi recebeu investimentos superiores a R$ 120 milhões, com a capacidade de gerar 800 empregos diretos e 3,5 mil indiretos. O frigorífico conta com incentivos fiscais do Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe) e um específico para produção e distribuição de carnes.
Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto também esteve presente à visita do governado Paulo Dantas, e explicou que a unidade frigorífica tem alta demanda diária de bois, o que garante mercado aos pecuaristas pernambucanos e de Alagoas.
Atualmente a unidade já está recebendo animais procedentes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão. No total, foram criados 470 postos de trabalho diretos e mais de 3 mil postos indiretos. Quando estiver operando em sua capacidade máxima, a estimativa é que o frigorífico gerará 800 empregos diretos.
A visita de cortesia do governador também foi acompanhada pela prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, pela presidente da empresa Natville, Janea Maria, e pelo diretor presidente do Detran-AL, Marco Fireman.
*Agência Alagoas