Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Alagoas

Hospital da Criança de Alagoas dispõe de 80 pediatras distribuídos em 20 especialidades

Hospital da Criança de Alagoas dispõe de 80 pediatras distribuídos em 20 especialidades

(Imagem: Marco Antônio / Ascom Sesau)

O Hospital da Criança de Alagoas (HCA) possui 80 pediatras no quadro de colaboradores, divididos em 20 subespecialidades. Com isso, os pequenos de todos os municípios do Estado podem se consultar com  pediatras gerais, cardiologistas, alergistas, nefrologistas, neurologistas, gastroenterologistas, psiquiatras, otorrinolaringologistas, entre outros.

De acordo com o pediatra e diretor médico do HCA, Roney Damacena, a pediatria representa a especialidade médica que se dedica a cuidar da saúde das crianças e adolescentes e, por esta razão, o Hospital da Criança preencheu uma lacuna existente na assistência pediátrica do Estado.

"Contamos com um vasto corpo técnico focado em assegurar a melhor assistência à saúde das nossas crianças e adolescentes", frisou.

Roney Damascena lembrou que, neste sábado (27), é comemorado o Dia do Pediatra, em alusão a fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“Agradecemos a todos os pediatras alagoanos, em especial aos que atuam no Hospital da Criança, por seu compromisso e carinho. Saibam que vocês são essenciais para um futuro saudável e brilhante das nossas crianças”, salientou o gestor do HCA.

A pediatria surgiu como especialidade no final do século XIX, por conta dos elevados índices de mortalidade infantil e a ausência de profissionais especializados para cuidar de crianças. Segundo uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) sobre a demografia médica no Brasil, em 2020, existiam mais de 43 mil pediatras registrados no país, sendo essa a segunda especialidade médica mais popular.

A pediatra Marília Azevedo terminou a residência na área há dois anos e tem se dedicado a cuidar do bem-estar dos pequenos alagoanos internados no HCA.

“A pediatria é crucial para a sociedade, pois não apenas garante a saúde e o desenvolvimento adequado das futuras gerações, mas, também, proporciona orientação e apoio às famílias, promovendo um ambiente saudável e seguro para todos”, afirma.

*Redação com Assessoria