Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), conquistou o reconhecimento nacional por sua excepcional conformidade em segurança do paciente, destacando-se entre os principais hospitais do país. A avaliação, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente e de Vigilância Sanitária, analisou criteriosamente diversas instituições de saúde, incluindo públicas e privadas.
Lavínia Tenório, assessora de Qualidade do HMA, enfatizou a importância dos rigorosos critérios aplicados na avaliação, que abrangem desde protocolos de higiene até medidas preventivas contra erros médicos. “O Hospital Metropolitano de Alagoas não apenas atendeu, mas superou as expectativas em todas essas áreas cruciais”, ressaltou a assessora.
Ela explicou que, no Estado, o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária avaliou 21 indicadores de estrutura e processo das instituições participantes. “De acordo com o grau de cumprimento dos critérios estabelecidos em cada indicador, isso resultou nas classificações Baixa, Média e Alta Conformidade com as práticas de Segurança do Paciente. O Hospital Metropolitano alcançou o índice de 67%, sendo classificado como Alta Conformidade”, ressaltou Lavínia Tenório,
A enfermeira Fernanda Barros, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HMA, pontuou que a Segurança do Paciente na unidade hospitalar está alinhada com o mapa estratégico da instituição. De acordo com ela, essa estratégia mostra o compromisso da garantia de uma assistência segura e de qualidade ao paciente.
“O Núcleo de Segurança do Paciente é responsável por avaliar, organizar e implantar melhorias de processos para uma assistência segura e de qualidade. A alta conformidade em segurança não é apenas um indicador de excelência clínica, mas também um reflexo do ambiente de cuidado atencioso e dedicado cultivado dentro do hospital. Pacientes e suas famílias podem sentir-se seguros ao buscar tratamento no Hospital Metropolitano de Alagoas, sabendo que suas necessidades de segurança e bem-estar estão sendo prioritariamente atendidas”, frisou.
Para o diretor do hospital, Filipe Fernandes, a alta conformidade representa uma realidade diária na unidade hospitalar, referência em tantas áreas. "Este reconhecimento é o resultado do compromisso contínuo de nossa equipe em priorizar a segurança do paciente em todos os aspectos de nosso trabalho. Estamos orgulhosos não apenas de alcançar esses altos padrões, mas, também, de mantê-los consistentemente ao longo do tempo", enfatizou.
Metas em evidência
No Hospital Metropolitano de Alagoas, que fica situado em Maceió, são preconizadas as seis Metas de Segurança do Paciente, conforme Portaria GM/MS nº 1.377, de 9 de julho de 2013, e a Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013. Entre elas estão a Identificação Correta do Paciente, Comunicação Efetiva, Melhorar a Segurança dos Medicamentos, Cirurgia Segura, Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados e Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.
O Resultado da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente: Hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 2023 (Ano VIII), está disponível também no site do Ministério da Saúde para consulta pública e pode ser acessado por meio do www.saude.gov.br .
*Agência Alagoas