Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Alagoas

Hospital Regional do Alto Sertão registra mais de 23 mil procedimentos hospitalares no primeiro semestre

Hospital Regional do Alto Sertão registra mais de 23 mil procedimentos hospitalares no primeiro semestre

(Imagem: Carla Cleto / Ascom Sesau/AL)

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou, nos últimos seis meses, 23.586 atendimentos à população sertaneja. A unidade beneficia uma população de aproximadamente 160 mil pessoas, que residem nos municípios de Delmiro Gouveia, onde está localizada, Inhapi, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas.

A unidade realizou 1.064 partos, sendo 601 naturais e 463 cesárias. Também foram contabilizados 2.194 procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, obstetrícia, urologia, ginecologia, oftalmologia, otorrino e cirurgia geral, além de 2.154 cirurgias de urgência e eletivas. O HRAS também contabilizou 15.124 exames realizados, sendo eles 6.845 raios-x, 6.824 tomografias, 395 ultrasonografías, 149 endoscopias, 73 colonoscopias, 391 mamografias, 70 eletrocardiogramas e 377 ecocardiogramas.

O diretor geral do HRAS, Carlos Augusto dos Santos, ressalta que a unidade é de grande importância para a população do Alto Sertão, assegurando acesso a serviços de saúde na região onde vivem. “O hospital é um equipamento de saúde necessário para que todas as pessoas tenham acesso a saúde de qualidade na região sertaneja. A unidade oferece serviços essenciais à população, como cirurgias e exames. Fazendo assim a diferença para população”, enfatizou.

Histórico

O Hospital Regional do Alto Sertão, inaugurado no dia 21 de junho de 2021, tem capacidade operacional de 153 leitos, sendo 123 para internação e 30 transitórios de observação. Ele conta, ainda, com centro cirúrgico com quatro salas para cirurgias de grande, médio e pequeno porte, além de uma sala exclusiva para partos cirúrgicos.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o HRAS está preparado para atender a população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Alto Sertão. “Estamos assegurando a todos os sertanejos os serviços que um hospital deve ter, garantindo que eles não se desloquem mais para capital em busca de atendimento qualificado. E isso é fundamental para a assistência em saúde que levamos a todos alagoanos”, concluiu o gestor.

*Agência Alagoas