Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 20 de outubro de 2018 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Alagoas

Iteral lamenta falecimento de lideranças de povos tradicionais do Estado

Iteral lamenta falecimento de lideranças de povos tradicionais do Estado

(Imagem: Ascom Iteral)

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) – por meio da Assessoria Técnica dos Núcleos Quilombolas e Indígenas – lamenta profundamente o falecimento de duas importantes lideranças de povos tradicionais do Estado de Alagoas: a indígena Raquel Xukuru-Kariri e o quilombola Cícero Alves.

Raquel Santana da Silva Xukuru Kariri tinha 46 anos, apresentava um problema cardíaco crônico na válvula mitral, comumente chamado de 'sopro no coração' (prolapso da válvula mitral). Passou por um procedimento cirúrgico para corrigir e foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas, sofreu um ataque cardíaco e não resistiu.

Ela vivia na Mata da Cafurna, Terra Indígena Xukuru Kariri, no município de Palmeira dos Índios. É filha de Antônio Celestino Xukuru Kariri, uma das lideranças mais velhas do seu povo, e irmã de uma das fundadoras da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais eEspírito Santos (Apoinme), Maninha Xukuru Kariri. Trata-se de uma grande referência na luta indígena, uma defensora pela demarcação de terras e pela preservação das áreas de reserva, além de investir na formação da juventude indígena e valorização dos costumes.

Outra perda registrada, foi a morte do quilombola Cícero Alves da Comunidade Remanescente de Quilombo Jussarinha em Santana do Mundaú, que foi encontrado por vizinhos à beira da estrada com muitas dores na região do tórax, porém, após buscar um transporte para fazer o socorro encontrou-o sem sinais vitais. Há vários anos ele tinha a saúde comprometida, sobrevivia com a produção da agricultura familiar e era muito querido na comunidade, inclusive, a solenidade de posse da diretoria da Associação das Artesãs e Boleiras Quilombolas, que ocorreria no município na noite de terça-feira(12), foi cancelada em respeito à sua memória.

Desejamos força e paz, solidarizamo-nos e respeitamos a dor dos familiares, amigos e às comunidades enlutadas.

*Redação Alagoas Alerta com  Ascom Iteral

 

 

Comentários