Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 19 de abril de 2019 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Alagoas

Trágico acidente entre dois ônibus escolares deixa 6 mortos e 45 feridos

Para ajudar no atendimento, o Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) está convocando a população para doação de sangue a Unidade de Emergência

Trágico acidente entre dois ônibus escolares deixa 6 mortos e 45 feridos

(Imagem: Internet)

Uma grave colisão entre dois ônibus escolares, nesta quinta-feira (30), vitimou 6 pessoas e deixou 45 feridos na rodovia AL-110. No impacto, a carroceria dos automóveis ficaram completamente destruídos o que, segundo informações, dificultou a retirada dos passageiros pelas ferragens. O acidente aconteceu no trecho das cidades de São Sebastião e Arapiraca. A estimativa é que cada ônibus transportava ao menos 35 pessoas.

Os dois ônibus trafegavam em destino contrário onde ocasionou uma batida frontal. Segundo áudio, compartilhado na rede social, uma mulher comentou que o ônibus - em direção a Arapiraca - desviou de uma obra de tubulação e, no exato momento, bateu fatalmente sobre o outro. Longe das especulações, a Polícia investiga a causa do acidente. 

A Polícia Militar, de São Sebastião, confirmou duas mortes para imprensa e não ofereceu dados concretos sobre a quantidade de estudantes que não resistiram. O motorista identificado como Sr. Otávio, que conduzia o ônibus de Teotônio, e o segundo motorista estão na lista de vítimas fatais. As demais vítimas não tiveram nomes identificados. Os outros estudantes estão com cortes e fraturas nos braços e pernas e não possuem risco de morte.  

A assessoria de comunicação da Unidade de Emergência do Agreste (UE) informou que 44 pessoas deram entrada na unidade de emergência, estando 2 na área vermelha. Segundo nota, da Secretaria de Comunicação de Teotônio, a prioridade era resgatar pessoas em vida para acelerar o atendimento - na Unidade de Emergência do Agreste - aos passageiros.

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros e mais 10 ambulâncias, de três municípios próximos ao acidente, resgataram as vítimas - parte em estado grave - no local. Além disso, as equipes da Polícia Militar de Teotônio Vilela, Junqueiro e São Sebastião deram apoio estratégico na ação.

Nome das vítimas

O Instituto Médico Legal (IML) divulgou o nome das seis vítimas: Os estudantes Jonas Everson Nunes da Silva, de 17 anos, Amanda Silva Santos, de 21 anos, Débora Afra Borges, de 20 anos, e Joelma da Silva Santos, de 17 anos, além dos motoristas Otávio Plácido Santiago, de 67 anos, e Denis Francisco da Silva.

Reconhecimento dos corpos

Ainda na quinta-feira (30), os familiares das cinco vítimas do acidente começaram a reconhecer oficialmente os corpos no Instituto Médico Legal Edvaldo Castro Alves, em Arapiraca. O número de vítimas fatais, divulgados previamente pela Polícia Militar, reduziu após o tratamento dos plantonistas da Unidade de Emergência.

Alta médica

Quarenta e cinco pessoas feridas deram entrada na Unidade de Emergência Daniel Houly de Almeida, em Arapiraca. Destas, dez receberam alta hospitalar e nove estão em observação. Até às 09h55, desta sexta-feira (31), dois pacientes continuam internados em estados grave.

Duas pessoas precisaram de sangue

Segundo informações da imprensa, nesta sexta (31), a necessidade de transfusão para pacientes já foi atendida pela Unidade de Emergência. Apenas duas pessoas precisaram de sangue.

Doação de sangue

Para ajudar no atendimento, o Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) está convocando a população para doação de sangue a Unidade de Emergência. Os voluntários devem comparecer ao Hemoar, das 7h às 16h, que fica ao lado do Hospital Regional, próximo ao 5º Centro de Saúde, em Arapiraca. Além disso, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) também está aceitando as doações para o banco de sangue e, através disso, fará transferências para outra unidade.

A Universidade Federal de Alagoas, onde parte dos alunos estuda, demonstrou apoio ao compartilhar a ação nas redes sociais. “Toda solidariedade aos estudantes vítimas do acidente entre os ônibus de Teotônio e Junqueiro”, diz a imagem, que conta - até o fechamento dessa matéria - com 2.015 compartilhamentos e 831 reações dos usuários.

Lotação da Unidade de Emergência

A secretária Municipal [de Arapiraca] de Saúde, Aurélia Fernandes, disse que a urgência em doação de sangue fez a Unidade de Emergência, do agreste, superlotar na noite desta quinta-feira (30). “A recomendação é de que, na sexta, as pessoas se dirijam até o Hemoar a partir das 7h, pois lá há um banco de sangue”, comentou. 

Luto oficial

O governador Renan Filho e o secretário da educação e vice-governador, Luciano Barbosa, apresentaram uma nota de pesar lamentando - na noite desta quinta-feira (30) - a tragédia ocorrida no agreste alagoano. No texto, o chefe do Poder Executivo decretou luto oficial de três dias em Alagoas e, além disso, ressaltou a mobilização para socorrer as vítimas do acidente. Na outra declaração, Luciano demonstrou tristeza pela presença de estudantes que “saíram de suas casas para prosseguir com seus estudos”, disse.

Bruno Presado/Redação Alagoas Alerta

OUTRAS IMAGENS

Comentários