Sexta-Feira, 15 de novembro de 2024
Sexta-Feira, 15 de novembro de 2024
O Governo de Alagoas esteve presente em uma missão internacional na cidade de Tallinn, na Estônia, considerada a mais moderna e tecnológica do mundo em serviços públicos. A viagem foi feita com representação da Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e foi promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e ocorreu entre os dias 27 de maio e 4 de junho.
Durante a visita, a representante da Seplag, a secretária especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, Nathália Araújo, conheceu as principais estratégias de modernização adotadas pela prefeitura de Tallinn. A capital, reconhecida como uma das ‘Cidades Europeias do Futuro’, entrega 99% dos serviços públicos de maneira eletrônica, com o objetivo de promover inclusão e menos burocracia.
Para Nathália Araújo, as metas de modernização em Alagoas vão além de facilitar a prestação dos serviços. Ela destacou que a iniciativa vai transformar a experiência do usuário também no que se refere ao relacionamento com os cidadãos, à proatividade governamental e à redução de custos no uso dos serviços públicos. "Nossa intenção é trazer essas práticas inovadoras para o Estado de Alagoas e aprimorar ainda mais o fornecimento de serviços públicos digitais. Durante a missão, pudemos absorver todo o conhecimento sobre janela digital, big data, integração de bases e demais temas focados na transformação digital", explicou Nathália.
Na missão, a equipe da Seplag teve a oportunidade de acompanhar a apresentação da RW3 Tecnologia, que é responsável pela implementação do X-Via, uma plataforma de interoperabilidade estoniana que já está sendo utilizada com sucesso em alguns estados brasileiros, como Mato Grosso e Piauí, para fortalecer a troca segura de dados.
Além de Alagoas, representantes de 22 estados do Brasil participaram da missão que promoveu, também, a integração de diferentes regiões do país. A visita da Seplag à Estônia integra a agenda de esforços do governo para impulsionar a transformação digital dos serviços públicos no Estado.
*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas