Aguarde. Carregando informações.
Alagoas

Objetivo da UPA de Jaraguá é desafogar o Hospital Geral do Estado, afirma Renan Filho

Objetivo da UPA de Jaraguá é desafogar o Hospital Geral do Estado, afirma Renan Filho

Governador Renan Filho (Imagem: Reprodução/Instagram)

O governador Renan Filho (MDB) afirmou, durante a assinatura para a ordem de serviço para o início das obras da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Jaraguá, na manhã desta quinta-feira (21), que a finalidade  da UPA é desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE) e que, no prazo de 4 meses, o Governo entregue a UPA que também será utilizada para ajudar no combate à covid-19.

Segundo Renan Filho, atualmente, o HGE recebe pacientes para urgência e emergência, mas a construção das Upas serve para que o HGE desafogue. “Muitas pessoas vão para o hospital com febre, com problemas de urgência, mas a unidade de saúde deve ser só para emergência e vamos trabalhar para isso”.

Sobre a entrega da UPA do Jaraguá, Renan disse que quer usá-la na pandemia e que além disso, vai contratar 150 profissionais. “Vamos fortalecer o combate à pandemia", disse.

O governador também falou sobre os 14 pacientes que vieram de Manaus para Alagoas e disse que eles foram hospitalizados, mas que espera que nos próximos dias eles possam ser entregues com a saúde restabelecida.

Orçada em R$ 6,2 milhões, a UPA do Jaraguá também será custeada com recursos próprios do Estado. Do tipo III, terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês. O diferencial da unidade é o serviço de tomografia computadorizada, assegurando assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade.

A unidade de saúde será referência para moradores do I Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras, além do próprio Jaraguá. A obra, segundo a Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Sesau, tem previsão de conclusão para 120 dias após o início dos trabalhos. 

*Redação Alagoas Alerta com Cada Minuto