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Sexta-Feira, 15 de novembro de 2024

Alagoas

Rede ensino de AL tem 53 projetos aprovados no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior

Rede ensino de AL tem 53 projetos aprovados no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior

(Imagem: Thiago Ataíde / Ascom Seduc)

A rede estadual de ensino teve 53 projetos aprovados no edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr). A lista com os projetos finalistas foi divulgada na última sexta-feira (2) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e os selecionados terão até a próxima sexta (9), para entregar a documentação exigida no edital.

“Ficamos muito felizes com o quantitativo de projetos de nossas escolas selecionados no PIBIC Jr. Na rede estadual, temos diversas ações de fomento à iniciação científica e o protagonismo juvenil, a exemplo do Encontro Estudantil e do Programa Professor Mentor. As ações selecionadas para o PIBIC fortalecem ainda mais esse engajamento”, comemora o superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa.

Foram selecionados projetos em áreas como ciências humanas e da natureza, linguagens e astronomia. Um deles é fruto do Programa de Iniciação Científica em Astronomia (IniCIA) desenvolvido pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Cepa. Coordenador do projeto e do observatório, Adriano Aubert celebra a conquista.

“Ter sido selecionado em quarto lugar na Trilha de Iniciação à Ciência e à Tecnologia, e com nota máxima, foi, para nós, motivo de muita alegria. Isso atesta a qualidade de nossa proposta. No IniCIA, vamos desenvolver 10 pesquisas, e trabalhar com alunos bolsistas será de grande importância para a motivação e estímulo dos mesmos”, frisa Adriano.

Quem também é só alegria com o resultado do edital é a comunidade da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, no Conjunto Eustáquio Gomes, que teve três projetos selecionados: “Efeitos na Educação para Hábitos Sustentáveis na Redução da Produção de Lixo”; “Análise Microbiológica e Aproveitamento Integral da Merenda”; e “Construção de Aplicativo e um Jogo com Conceitos Básicos de Genética”.

A diretora da instituição, Daniela Raposo, por sua vez, destaca a importância de fomentar a pesquisa nas escolas da rede pública. “O programa foi sumariamente assertivo ao destinar investimentos para a iniciação científica dos estudantes do ensino médio, pois oportuniza aos mesmos a chance de trabalhar habilidades como a criatividade, o raciocínio e o pensamento crítico. Iniciativas assim melhoram o rendimento escolar e tornam nossos estudantes mais competitivos no acesso ao ensino superior”, avalia a gestora, parabenizando professores e estudantes pelas conquistas.

Projetos selecionados – Confira, abaixo, os projetos da rede estadual selecionados no edital do PIBIC Jr:

1. “A escola em movimento: as feiras camponesas de reforma agrária como elementos agregadores da comunidade escolar” - E. E. Maria Ivone Santos de Oliveira - Maceió;

2. “Rios invisíveis: análise ambiental do Riacho do Silva, Maceió”- E. E. Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes - Maceió;

3. “Investigações acerca do ensino aprendizagem de língua inglesa na Escola Estadual Joaquim Diegues”- E. E. Joaquim Diegues - Viçosa;

4. “Iniciação científica em astronomia - IniCiA 2023” - Observatório Astronômico Genival Leite Lima do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (OAGLL/Cecite) - Maceió;

5. “O papel da iniciação científica na escola de ensino médio integral na área de ciências da natureza e suas tecnologias”- E. E. Professora Izaura Antônia de Lisboa - Arapiraca;

6. “Desvendando o céu da lagoa” - E. E. Dr. Rodriguez de Melo - Maceió;

7. “Horta agroecológica, educação ambiental e melhoria da merenda escolar” - E. E. Floriano Peixoto - Atalaia;

8. “Criação de impressões em 3D para soluções em espaço maker e laboratório de ciências”- E. E. Moreira e Silva - Maceió;

9. “Plástico no rio São Francisco: polímero no alto mar à deriva, onde começa a solução”? - E. E. Prof. Ernani Mero - Penedo;

10. “Santuário digital de animais em extinção da Caatinga: a utilização das tecnologias para a conscientização sobre a preservação de biomas locais através de recursos digitais”- E. E. N. Sr.ª da Conceição - Lagoa da Canoa;

11. “Aventura na escola: aprendizagem criativa com game design” - E. E. Romeu de Avelar - Maceió;

12. “Pontes entre o conhecimento ecológico local e o método científico experimental no ensino de ecologia” - E. E. Julieta Ramos Pereira - Paripueira;

13. “Horto medicinal” - E. E. Almeida Cavalcanti - Palmeira dos Índios;

14. “Ética animal, educação ambiental e educomunicação: enfrentando o abandono e os maus-tratos de animais na cidade de Maceió (AL)” - E. E. Princesa Isabel - Maceió;

15. “Análise microbiológica e aproveitamento integral de alimentos da merenda escolar”- E. E. Alfredo Gaspar de Mendonça - Maceió;

16. “Saúde única na praça: avaliação da contaminação ambiental de praças públicas por agentes zoonóticos em Maceió, Alagoas”- E. E. Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes - Maceió;

17. “Educação para a sustentabilidade: efeitos da educação para hábitos sustentáveis na redução da produção de ‘lixo’ na Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça”- E. E. Alfredo Gaspar de Mendonça - Maceió;

18. “Ciência geográfica para a construção do protagonismo e cidadania jovem” - E. E. Saturnino de Souza - Matriz de Camaragibe;

19. “Saberes e sabores do município de Coruripe-AL: possibilidades de segurança e soberania alimentar” - E. E. Professor Lima Castro - Coruripe

20. “Introdução à computação quântica no ensino médio: para a alfabetização científica”- E. E. Marcos Antônio Cavalcanti Silva - Maceió;

21. “Genética na escola: construção de um aplicativo e um jogo sobre conceitos básicos em genética e atualizações para o cotidiano” - E. E. Alfredo Gaspar de Mendonça - Maceió;

22. “Produção de extratos da chloroleucon dumosum (benth.) g. p. lewis e da nicotiana tabacum l. para a análise do efeito no controle de invertebrados presentes na água de Arapiraca” - E. E. Senador Rui Palmeira - Arapiraca;

23. “Crescer e aprender com a web: estratégia de enriquecimento de currículo” - E. E. Professor Theonilo Gama - Maceió;

24. “Risco de contaminação de alimentos comercializados em bancas de cocadeiras, segundo conhecimentos, atitudes e práticas autorreferidas de manipuladores de Alimentos” - E. E. José Correia da Silva Titara - Marechal Deodoro;

25. “Análise da qualidade de combustíveis comercializados em Arapiraca-AL” - E. E. Pe. Jefferson de Carvalho - Arapiraca;

26. “Predisposição para comportamento agressivo de estudantes de nível médio e sua relação com a saúde física, mental e qualidade de vida do idoso residente no mesmo domicílio” - E. E. Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes - Maceió;

27. “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”- E. E. Professora Benedita de Castro Lima - Maceió;

28. “Tratamento fotocatalítico das línguas sujas da orla laguna de Maceió” - E. E. Princesa Isabel - Maceió;

29. “O uso de garrafas pet recicladas como matéria prima para impressora 3D na impressão de kits de robótica”- E. E. Senador Rui Palmeira - Arapiraca;

30. “Semear as sementes: aprendendo com a capoeira angola na escola” - E. E. Humberto Mendes - Palmeira dos Índios;

31. “Construindo narrativas visuais. O grande Xirê dos Orixás: um convite à ancestralidade afro-brasileira” - E. E. Francisco Domingues - Limoeiro de Anadia;

32. “Dança-teatro em Porto Calvo: uma pesquisa artístico-pedagógica a partir da cambinda alagoana” - E. E. N. Sr.ª da Apresentação - Porto Calvo;

33. “Para dar nome às bruxas: discutindo a subversão da autoria feminina nas artes” - E. E. Professor Ernani Mero - Penedo;

34. “Ao som do berimbau” - E. E. Almeida Cavalcanti - Palmeira dos Índios;

35. “Entre cenas: uma análise sobre as narrativas audiovisuais contemporâneas”- E. E. Humberto Mendes - Palmeira dos Índios;

36. “Hábitos e práticas de leituras em Major Izidoro: como, o quê e para quê leem as/os izidorenses”? - E. E. Constança de Góes Monteiro - Major Izidoro;

37. “Rota do Ijexá”- E. E. Professor Benedito Moraes - Maceió;

38.“O potencial emancipatório do rap na educação” - E. E. Almeida Cavalcanti - Palmeira dos Índios;

39. “Retalhos da vida: captação de histórias de vida de artistas e mestres da cultura alagoana como forma de preservação de memórias” - E. E. Rocha Cavalcanti - União dos Palmares;

40. “Identidade, língua e memória cultural: um estudo sócio-histórico da toponímia da cidade Olho d’Água Grande/AL” - E. E. Anália Tenório - Olho d’Água Grande;

41. “Arte popular: horta e cultura”- E. E. Eunice de Lemos Campos - Maceió;

42. “A recepção da cultura greco-romana na contemporaneidade: diálogos a partir de textos literários, jogos e filme” - E. E. Costa Rego - Arapiraca;

43. “Coco alagoano vivo na escola” - E. E. Professor Theonilo Gama - Maceió;

44. “Projeto educultura: coco das Alagoas Escola”- E.E. Professor Margarez Maria Santos Lacet - Maceió;

45. “Minha palmeira tem mais cor: plantando sementes culturais”- E. E. Humberto Mendes - Palmeira dos Índios;

46. “Rumo à OBA”- E. E. Anália Tenório - Olho d’Água Grande;

47. “Ao infinito dos números e além da literatura” - E. E. N. Sr.ª da Conceição - Lagoa da Canoa;

48. “Álgebra e teoria dos números para as Olimpíadas de Matemática” - E. E. Maria Salete Gusmão de Araújo - Maceió;

49. “Matemática olímpica” - E. E. Moreira e Silva - Maceió;

50. “Olimpíadas como oportunidade de intervenção social” - E. E. Geraldo Melo dos Santos - Maceió;

51.“Olimpíadas científicas ao ALCANCE” - E. E. Maria de Lourdes Santos da Silva - Batalha;

52. “A astronomia como motivação para a aprendizagem na área de matemática e ciências” - E. E. Prof.ª Ana Maria Teodósio - Poço das Trincheiras;

53. “Batalhas geográficas: espaços de lutas rumo aos conhecimentos” - E. E. Professora Izaura Antônia de Lisboa - Arapiraca

*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas