Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 27 de maio de 2018 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Alagoas

Renan Filho inaugura trecho de 12 km de BR no Sertão

Renan Filho inaugura trecho de 12 km de BR no Sertão

(Imagem: Neno Canuto)

O governador Renan Filho afirmou, nesta sexta-feira (19), durante a solenidade de inauguração do trecho de 12 km da BR-316, em Canapi, que o somatório de esforços do Governo do Estado e da bancada federal alagoana fez tirar do papel a importante obra viária, esperada há mais de 50 anos.

"Lutamos muito: eu - desde quando era deputado federal - o senador Renan Calheiros, o ministro Marx Beltrão e o ministro Maurício Quintella para que essa obra acontecesse. Nós trabalhamos juntos e criamos as condições. A chegada de Maurício Quintella ao Ministério dos Transportes foi fundamental para isso", enfatizou Renan Filho.

O trecho da BR-316, entre o povoado Carié, em Canapi, e o município de Inajá, em Pernambuco, possui 12 quilômetros de extensão, um dos últimos sem asfalto da rodovia federal. A segunda parte das obras, no total de 37 quilômetros entre a área urbana de Canapi e Inajá, já foi 80% executada e tem previsão de conclusão para março deste ano.

Renan Filho destacou a importância da obra para o Sertão de Alagoas. O investimento viário integra e fortalece as possibilidades de crescimento econômico, fazendo a região avançar. "Canapi era uma cidade que ficava em fim de linha; só vinha pra cá quem morava aqui ou tinha algum negócio. Com a construção dessa estrada, a cidade passa a ser rota do desenvolvimento regional. Por aqui vai passar muita gente, o que fortalecerá o comércio, a geração de emprego e transformará defitivamente o município", avaliou o governador.

A primeira etapa da obra foi inaugurada, nesta sexta-feira, pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella. Os serviços foram executados com recursos do governo federal. No total, a obra possui 49 quilômetros. Serão investidos R$ 67 milhões, que beneficiam mais de 500 mil pessoas.

"Fizemos questão de convidar todos os prefeitos, todos os vereadores, todos os deputados e toda a população de Canapi, porque essa obra é fruto do trabalho de todos os alagoanos nos últimos 50 anos. Desde que Canapi foi fundada, há 54 anos, que a pavimentação desse trecho da rodovia é a principal demanda daqui", recordou Maurício Quintella.

Prestigiaram a solenidade o senador Renan Calheiros, o ministro-chefe da Secreta- Geral da Presidência da República, Moreira Franco, e do Turismo, Marx Beltrão. Renan Filho disse que a pavimentação da BR-316 soma-se ao conjunto de obras viárias executadas pelo Governo do Estado no Sertão de Alagoas, que integra e alça a região ao desenvolvimento social e econômico.

"Já construímos a ligação de Mata Grande a Água Branca (AL-145), o acesso desta cidade a Ouro Branco, a Maravilha, a Poço das Trincheiras; estamos duplicando de Maria Bode a Delmiro Gouveia e agora, com a publicação do orçamento desse ano, vamos intensificar o andamento dos serviços. Em breve, iniciaremos a obra que liga Mata Grande até a BR-316, também um sonho antigo. Com todo esse conjunto de obras pronto, nós vamos integrar o Sertão", declarou o governador, acrescentando que, em breve, terá início a pavimentação do trecho entre Inhapi e Mata Grande, por meio do Programa Pró-Estrada, que já restaurou e pavimentou cerca de 800 km de estradas e vias urbanas no Estado.

Compareceram ainda à solenidade os secretários de Estado dos Transportes e do Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e da Ciência, Tecnologia e da Inovação, Régis Cavalcante; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro; o prefeito de Canapi, Vinicius Lima; o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley; deputados, dentre outras autoridades.

*Agência Alagoas

Comentários