Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Alagoas

Secretaria da Saúde de Alagoas implanta Projeto de Navegação de Pacientes com Câncer

Secretaria da Saúde de Alagoas implanta Projeto de Navegação de Pacientes com Câncer

(Imagem: Marco Antônio / Ascom Sesau)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (23),  a primeira capacitação do Projeto Navegação de Pacientes com Câncer. O curso, destinado a médicos e enfermeiros que atuam na oncologia da l Macrorregião de Saúde, aconteceu no auditório da Superintendência da Polícia Federal (PF), no bairro do Jaraguá, em Maceió. O projeto visa agilizar diagnósticos, garantir mais rapidez para iniciar o tratamento e a constância no acompanhamento médico.

Presente na capacitação, a gerente de Causas do Instituto Avon, Renata Rodovalho, destacou que o projeto prepara os profissionais do sistema público de saúde que atuam na oncologia para o acompanhamento de pacientes com câncer. “O navegador de pacientes é um profissional treinado e especializado que conhece perfeitamente a rede de saúde e conduz a paciente com câncer de mama em toda a sua jornada, desde a Atenção Primária, o diagnóstico e o tratamento”, salientou.

Para mulheres que possuem câncer de mama, o projeto possibilita ter um profissional da saúde prestando atendimento individualizado para garantir o cumprimento das Leis dos 30 e 60 Dias. Com isso é assegurada a continuidade do tratamento, o agendamento de consultas médicas, o acompanhamento dos resultados de exames e a frequência da terapêutica.

A supervisora de Condições Específicas da Sesau, Glaucia Torres, explicou que a implementação do projeto, em parceria com o Instituto Avon, irá capacitar os 102 municípios alagoanos para trabalhar a navegação de pacientes, principalmente, das mulheres com câncer de mama. “Nosso intuito é melhorar esse cuidado com o paciente, uma vez que a maioria deles chega para nós totalmente agravados. Queremos trabalhar a Atenção Básica dos municípios para diminuirmos esse agravo maior, que é a perda de pacientes. Com o projeto, iremos resgatar as notificações de pacientes com câncer e fazer com que eles cheguem mais rápido no serviço público de saúde e não tenham problemas maiores”, enfatizou.

Durante o encontro, os participantes contaram com palestras ministradas pela médica Sandra Gioia, que abordou os temas ‘Global Cancer, Institute e Instituto Avon’, ‘Introdução à navegação de pacientes’, ‘Valor do Navegador de pacientes’ e ‘Câncer no Brasil e no Mundo’. Também foram abordados os temas ‘Modelos de Navegação de Pacientes’ ‘Navegação de Pacientes para melhorar o acesso aos cuidados de câncer de mama’, 'Navegando na Prática’.

*Agência Alagoas