Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (23), a primeira capacitação do Projeto Navegação de Pacientes com Câncer. O curso, destinado a médicos e enfermeiros que atuam na oncologia da l Macrorregião de Saúde, aconteceu no auditório da Superintendência da Polícia Federal (PF), no bairro do Jaraguá, em Maceió. O projeto visa agilizar diagnósticos, garantir mais rapidez para iniciar o tratamento e a constância no acompanhamento médico.
Presente na capacitação, a gerente de Causas do Instituto Avon, Renata Rodovalho, destacou que o projeto prepara os profissionais do sistema público de saúde que atuam na oncologia para o acompanhamento de pacientes com câncer. “O navegador de pacientes é um profissional treinado e especializado que conhece perfeitamente a rede de saúde e conduz a paciente com câncer de mama em toda a sua jornada, desde a Atenção Primária, o diagnóstico e o tratamento”, salientou.
Para mulheres que possuem câncer de mama, o projeto possibilita ter um profissional da saúde prestando atendimento individualizado para garantir o cumprimento das Leis dos 30 e 60 Dias. Com isso é assegurada a continuidade do tratamento, o agendamento de consultas médicas, o acompanhamento dos resultados de exames e a frequência da terapêutica.
A supervisora de Condições Específicas da Sesau, Glaucia Torres, explicou que a implementação do projeto, em parceria com o Instituto Avon, irá capacitar os 102 municípios alagoanos para trabalhar a navegação de pacientes, principalmente, das mulheres com câncer de mama. “Nosso intuito é melhorar esse cuidado com o paciente, uma vez que a maioria deles chega para nós totalmente agravados. Queremos trabalhar a Atenção Básica dos municípios para diminuirmos esse agravo maior, que é a perda de pacientes. Com o projeto, iremos resgatar as notificações de pacientes com câncer e fazer com que eles cheguem mais rápido no serviço público de saúde e não tenham problemas maiores”, enfatizou.
Durante o encontro, os participantes contaram com palestras ministradas pela médica Sandra Gioia, que abordou os temas ‘Global Cancer, Institute e Instituto Avon’, ‘Introdução à navegação de pacientes’, ‘Valor do Navegador de pacientes’ e ‘Câncer no Brasil e no Mundo’. Também foram abordados os temas ‘Modelos de Navegação de Pacientes’ ‘Navegação de Pacientes para melhorar o acesso aos cuidados de câncer de mama’, 'Navegando na Prática’.
*Agência Alagoas