Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove nesta terça-feira (23) o quarto ciclo de capacitação sobre toxoplasmose gestacional para técnicos dos municípios da VIII, IX e X Regiões de Saúde, situados no Agreste e Sertão. O evento será realizado no campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de Palmeiras dos Índios, a partir das 8h.
A capacitação é voltada para enfermeiros e médicos que realizam pré-natal a nível de Atenção Básica, além de profissionais da Vigilância Epidemiológica, farmacêuticos e biomédicos dos municípios. O objetivo é qualificar as equipes para atender com mais eficiência e assertividade os casos de toxoplasmose em gestantes e também os quadros congênitos da doença, que é quando ela é passada da mãe para o bebê.
A coordenadora da saúde da mulher da Sesau, Lavínia Helena, destacou o compromisso da pasta em qualificar os profissionais de saúde de todos os municípios alagoanos.
“Nessa capacitação, a gente contempla toda parte do manejo clínico, de prevenção, de diagnóstico e de tratamento de forma adequada, bem como, a parte epidemiológica e toda a questão da notificação, sensibilizando os profissionais quanto à importância de se notificar esses casos”, explicou.
A iniciativa é realizada pela Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca), em parceria com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), ambas da Sesau. Os participantes terão uma palestra com a médica pediatra, Sirlene Patriota, além de painéis com técnicos da Sevisa, da Sumca e do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL).
O primeiro ciclo de capacitações foi realizado em abril deste ano e contemplou os municípios da I, II Regiões de Saúde. A segunda rodada de capacitação aconteceu no mês de maio e foi voltada para as cidades da III, IV e V Regiões de Saúde. Em junho, foi a vez dos municípios da VI e VII Regiões de saúde. Após a realização da quarta capacitação, todos os municípios de Alagoas terão participado da iniciativa promovida pela Sesau, com o intuito de aprimorar a assistência em todo Estado.
*Agência Alagoas