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Sábado, 04 de janeiro de 2025

Alagoas

Veja a lista de empresas mais reclamadas durante 2024 divulgada pelo Procon Alagoas

Equatorial lidera o ranking das reclamações, enquanto bancos e empresas de telefonia dominam a lista

Veja a lista de empresas mais reclamadas durante 2024 divulgada pelo Procon Alagoas

(Imagem: Ascom Procon-AL)

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor divulgou, nesta quinta-feira (02), os dados de reclamações de 2024, evidenciando as empresas com maior número de registros. Apesar da redução no total de queixas em relação ao ano passado, o órgão reforça a importância das denúncias para proteger os direitos dos consumidores.

O levantamento anual aponta que, em 2024, a Equatorial liderou as reclamações no estado. A empresa, responsável pelo fornecimento de energia, ultrapassou em muito outras gigantes do mercado.

Apesar disso, os números gerais de reclamações foram menores que os de 2023: foram registradas 17.500 queixas em 2024, contra 20.500 no ano anterior, uma redução atribuída às ações educativas e fiscalizadoras do órgão.

No entanto, o Instituto alerta que os consumidores não devem se acomodar. A denúncia é fundamental para garantir que as empresas sejam responsabilizadas por práticas inadequadas e que os direitos sejam respeitados.

Top 10 empresas mais reclamadas em 2024:

1. Equatorial

2. BRK

3. Banco Bradesco

4. Claro

5. Magazine Luiza

6. Casas Bahia

7. Banco Itaú

8. Caixa Econômica Federal

9. Banco do Brasil

10. Banco Pan

Nota de esclarecimento Equatorial Alagoas:

A Equatorial Alagoas informa que acompanha periodicamente os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e que possui uma área específica para atendimento dessas solicitações. A empresa reforça que tem atuado intensamente para que as demandas provenientes dos clientes sejam tratadas no primeiro contato com a empresa, sem que haja a necessidade de procurar outra instância para solução das demandas e tem investido na melhoria dos seus serviços. O reflexo disso é a redução no número de reclamações no próprio Procon, que caiu 27% se comparado ao ano de 2023.

A Distribuidora reforça que possui atendimento presencial nos 102 municípios do estado e orienta a população a procurar primeiro a empresa para esclarecer dúvidas e resolver suas pendências. É possível ter atendimento na comodidade do lar, 24h por dia, através da Central no telefone 0800 082 0196, pelo site equatorialenergia.com.br e ainda via mensagem de texto no WhatsApp com a assistente virtual Clara no número (82) 2126-9200, que recentemente passou por uma atualização tornando o atendimento mais ágil, interativo e simplificado.

A empresa reforça que possui uma agenda proativa junto ao Procon/AL na busca de implementar melhorias nos processos internos a fim de evitar novas reclamações.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

 

Setores de bancos e telefonia em foco

Os bancos se destacaram negativamente em 2024, com várias instituições figurando entre as mais reclamadas. O Banco Bradesco lidera o segmento, seguido por Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Pan.

Os consumidores relataram problemas recorrentes relacionados a cobranças indevidas, renegociações de dívidas, má qualidade no atendimento e dificuldades para resolver demandas de crédito.

O setor de telecomunicações também foi destaque, com a Claro liderando as reclamações, seguida por TIM e Vivo. As principais queixas foram sobre cobranças indevidas, qualidade do serviço e falhas na cobertura.

Esses dois setores, bancos e telecomunicações, concentram boa parte das reclamações no estado, reforçando a necessidade de regulamentação mais rigorosa e melhoria na relação com os consumidores.

Outros setores em destaque

Além das empresas de telefonia e bancos, o setor varejista também recebeu atenção. Nomes como Mercado Livre, Amazon, Casas Bahia e Magazine Luiza continuam figurando entre as empresas mais citadas.

Embora o número de reclamações tenha diminuído em relação a 2023, a redução pode estar relacionada à falta de denúncias formais. O Procon Alagoas reforça que é essencial que os consumidores registrem suas queixas para que o órgão possa atuar de forma efetiva e exigir soluções das empresas.

Denunciar não é apenas um direito, mas uma forma de contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos. Desse modo, os dados servem como um alerta para que as empresas priorizem o atendimento ao cliente e a resolução de conflitos, garantindo a confiança e satisfação do consumidor.

Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através do 151, mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.

 

*Redação com Ascom Procon-AL