Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Brasil

2,4 milhões de motoristas não fizeram exame toxicológico obrigatório

2,4 milhões de motoristas não fizeram exame toxicológico obrigatório

(Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)

Ao menos 2,4 milhões de motoristas não fizeram o exame toxicológico obrigatório. Motoristas profissionais com carteira C, D e E, que tenham vencimento até junho, devem realizar a entrega até o domingo (31.mar.2024).

Os profissionais com documento para vencer de julho a dezembro têm prazo até 31 de maio para realizar o exame. Segundo o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), os motoristas que se mantiverem pendentes podem receber multa a partir de 1º de maio. O valor previsto é de de R$ 1467,35.

O órgão informou que a multa será aplicada mesmo que os profissionais não estejam dirigindo.

A região Sudeste concentra o maior número de motoristas com exames pendentes, informou o Ministério dos Transportes. Os 4 estados somam juntos 1,3 milhão de atrasos.

Eis os atrasos por região:

  • Sudeste: 1.303.476;
  • Nordeste: 395.960.
  • Sul: 374.630;
  • Centro-Oeste: 242.991;
  • Norte: 158.944;

EXAME TOXICOLÓGICO

O exame toxicológico deve ser realizado pelos motoristas profissionais a cada 2 anos e 6 meses. As amostras coletadas para análise são de cabelo, pele ou unhas e identificam o consumo de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias.

O processo é obrigatório desde 2015 e é feito a partir de laboratórios credenciados no Senatran.

Os motoristas que não cumprirem os prazos terão infração gravíssima registrada em carteira, podendo a multa ser multiplicada por cinco. A contagem do período ocorre conforme a obtenção ou renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), independente da validade dos exames já realizados.

Em caso de constatação do uso de substâncias, o motorista perde o direito de dirigir por 3 meses. Ele volta a ter o direito após o período previsto caso um novo exame tenha resultado negativo.

*Poder360