Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 10 de outubro de 2024

Brasil

Abin paralela: PF prende assessor suspeito de divulgar fake news

Abin paralela: PF prende assessor suspeito de divulgar fake news

(Imagem: Jornal Nacional/ Reprodução)

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (10) um suspeito na investigação sobre a criação de uma Abin paralela durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) para divulgar informações falsas.

A prisão ocorreu na 5ª fase da Operação Última Milha, que visa a desmontar organização criminosa responsável por monitorar ilegalmente autoridades públicas e ajudar na produção de fake news utilizando-se de sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Segundo fontes da PF, o alvo é Daniel Ribeiro Lemos, nomeado recentemente para o gabinete do deputado Pedro Jr (PL-TO). O blog mandou e-mail e ligou para o gabinete do deputado, mas não obteve retorno até a última atualização deste post.

As investigações indicam que Ribeiro Júnior recebia os conteúdos e usava o acesso que tinha ao Congresso para distribuí-los.

Investigadores dizem que Lemos atuava para o PL e que, recentemente, fora da Abin paralela, ele seguiu difundindo informações falsas – dizendo, por exemplo, que governos estrangeiros estariam patrocinando a eleição no Brasil.

Além da prisão, a PF cumpre dois mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os suspeitos podem responder por organização criminosa, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, interceptação clandestina de comunicações; e Invasão de dispositivo informático alheio.

*G1/Blog da Andréia Sadi