Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
O governo federal enviou 11 toneladas de alimentos para ajudar pessoas da Faixa de Gaza, uma das regiões mais afetadas pela guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na cidade de Al-Arish, no Egito, às 10h45 (horário local) desta terça-feira (12) (veja imagens abaixo).
A ação faz parte da Operação Voltando em Paz, que reúne ministérios e as Forças Armadas. "O envio dos donativos foi realizado pelo governo federal e tratou-se de uma iniciativa coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores", explica a nota.
A aeronave decolou do Rio de Janeiro no sábado (9). Segundo a FAB, o avião fez paradas técnicas na Base Aérea do Recife; em Cabo Verde; em Lisboa, Portugal; em Atenas, Grécia; e no Cairo, no Egito, até chegar ao destino, Al-Arish, também no Egito, onde a carga foi descarregada.
Este foi o terceiro voo que realizou a viagem para prestar apoio às vítimas do conflito no Oriente Médio. Em 18 de outubro, uma aeronave pousou no Egito com equipamentos de filtragem de água e kits de saúde. A carga continha 40 purificadores de água com capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. Com tecnologia e fabricação brasileiras, os equipamentos são capazes de remover 100% de vírus e bactérias da água.
O acesso à água potável é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela população da Faixa de Gaza. Os kits de saúde atendem até 3.000 pessoas cada um ao longo de um mês e são compostos de medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, cada kit continha um total de 267 quilos de materiais.
Em 2 de novembro, o avião da Presidência da República pousou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, Egito, com 1,5 tonelada de alimentos — arroz, açúcar e derivados de milho.
A Operação Voltando em Paz começou a enviar aviões para repatriar os brasileiros que estavam na zona do conflito em menos de 48 anos após os ataques do dia 7 de outubro. Segundo o último boletim divulgado, a ação já resgatou 1.525 passageiros e 53 pets que estavam em Israel e na Faixa de Gaza.
A operação também enviou purificadores de água portáteis, kits de medicamentos, insumos e mantimentos para assistência humanitária.
Veja os números:
• Militares diretamente envolvidos: mais de 150; • Profissionais de saúde: 43 (16 médicos, 11 psicólogos e 16 enfermeiros); • Horas de voo: mais de 350; • Autorizações de sobrevoo: 139; • Países sobrevoados: 16; • Refeições distribuídas: mais de 3.000; • Passageiros: 1.525; • Pets: 53; • Donativos transportados: purificadores de água portáteis, kits de medicamentos, insumos e mantimentos para assistência humanitária.
*R7