Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Brasil

Brasil: Sudeste tem alerta para chuva volumosa neste fim de semana

Brasil: Sudeste tem alerta para chuva volumosa neste fim de semana

(Imagem: CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

A região Sudeste tem alerta para temporais neste fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados podem chegar a 100 milímetros em alguns estados, com ventos até de 100 km/h.

Há um alerta laranja (perigo) ativo para tempestades valendo desde a madrugada deste sábado (19) e que vai até a manhã deste domingo (20). Há previsão de queda de granizo e alagamentos de uma área que vai do norte do Mato Grosso do Sul até a região central de Minas Gerais, atingindo a metade norte de São Paulo e parte do Rio de Janeiro.

Alerta laranja para tempestade na região Sudeste — Foto: Inmet

Alerta laranja para tempestade na região Sudeste — Foto: Inmet

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), há previsão de muita chuva na Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba paulista, sul do Rio de Janeiro, Região Metropolitana de Belo Horizonte e sul de Minas Gerais.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o risco de deslizamentos de terra é alto no Vale do Paraíba em São Paulo, Sul de Minas Gerais e Sul do Rio de Janeiro, especialmente nas encostas localizadas nas Serras do Mar e da Mantiqueira

 Segundo a Climatempo, a chuva pode se prolongar por muitas horas seguidas, variando de intensidade. Há risco alto para:

  • alagamento;
  • enchente;
  • deslizamento;
  • queda de galho e/ou árvore.
 

Apesar disso, segundo os meteorologistas, não há condições para uma ventania tão intensa como na última semana.

Isso porque as circunstâncias da atmosfera eram outras. Na ocasião, linhas de instabilidade muito fortes se formaram, cenário que foi potencializado pelo longo período de seca.

"A ventania não será generalizada como no evento do dia 11, mas não estão descartadas rajadas de moderada a forte intensidade", analisa a especialista em meteorologia Maria Clara Sassaki.
*G1