Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 10 de abril de 2025

Brasil

Chuvas causam deslizamentos e quedas de árvores no RJ; rio transborda em Petrópolis

Chuvas causam deslizamentos e quedas de árvores no RJ; rio transborda em Petrópolis

Pistas da BR-040 alagadas na sexta-feira, na altura de Duque de Caxias; novos bolsões d'água foram registrados neste sábado (Imagem: TV Globo)

A chuva forte causou estragos em diferentes pontos da capital, Baixada Fluminense, Região Serrana e no Sul e Costa Verde do Rio de Janeiro neste sábado (5).

capital fluminense tem 18 pontos de alagamentos com bolsões d'água e queda de árvores em vários bairros.

No início da tarde, uma árvore caiu na entrada do Túnel Rebouças, sentido Zona Sul, deixando uma pessoa que estava em um carro ferida. Por volta das 13h20, a primeira galeria do túnel estava interditada.

O homem ferido foi levado para o Hospital Miguel Couto e ainda não há informações sobre o estado de saúde.

Ao longo da manhã, 10 sirenes foram acionadas pela Defesa Civil em três comunidades da Zona Norte do Rio por conta do grande volume de chuva.

Pontos com maior índice pluviométrico em 24h — Foto: Arte / TV Globo

Pontos com maior índice pluviométrico em 24h — Foto: Arte / TV Globo

Em Angra dos Reis, Sul Fluminense, quase 200 pessoas estão desalojadas. Choveu em 24 horas o dobro do que normalmente chove no mês de abril.

Rua Barão do Rio Branco, em frente ao Corpo de Bombeiros de Petrópolis, parcialmente alagada — Foto: Rhayssa Motta

Rua Barão do Rio Branco, em frente ao Corpo de Bombeiros de Petrópolis, parcialmente alagada — Foto: Rhayssa Motta

O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, entrou em estado de alerta máximo por conta das chuvas. Diversos pontos da cidade registraram mais de 80 mm de chuva nas últimas 24 horas.

Na BR-040, que ficou fechada por conta de alagamentos na sexta-feira, foram registrados mais bolsões d'água após um novo temporal em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã deste sábado.

Bairro Vila Maia, em Belford Roxo, estava alagado na manhã deste sábado (5) — Foto: Reprodução / TV Globo

Bairro Vila Maia, em Belford Roxo, estava alagado na manhã deste sábado (5) — Foto: Reprodução / TV Globo

Quase 200 desalojados em Angra

 

Em Angra dos Reis, a chuva forte deixa quase 200 pessoas desalojados no Sul Fluminense. O volume acumulado de chuva foi de 338 mm em 48 horas.

A concessionária que administra a Rio-Santos afirmou que realizou a interdição de trechos entre os kms 428 e 542, nas regiões de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Mangaratiba (RJ).

As interdições estão previstas para durar até pelo menos 12h deste sábado (5).

Quitandinha transbordou em Petrópolis

 

O município de Petrópolis, na Região Serrana, enfrenta fortes chuvas desde o início da manhã de sábado. O Rio Quitandinha transbordou e vários pontos da cidade sofrem com alagamentos e deslizamentos.

A Defesa Civil local acionou o segundo toque do sistema de sirenes nas regiões do Alto da Serra, Vila Felipe, São Sebastião e Alto Independência.

Na Região Serrana, o Cemaden alerta que previsão de chuvas persiste para este sábado (5), com acumulados que podem superar 100mm de chuva em 24 horas.

Por volta das 12h15, a subida da Serra de Petrópolis, na praça de pedágio em Duque de Caxias, foi reaberto ao tráfego. Durante a manhã, a via foi interditada preventivamente por medida de segurança, no sentido Juiz de Fora, ao longo da manhã.

Deslizamento no Andaraí

 

No Andaraí, um deslizamento atingiu uma casa durante a madrugada deste sábado no Morro do Andaraí. Não houve vítimas.

A estação Tijuca/Muda atingiu a marca dos 141,6 mm de chuva nas últimas 24 horas. Houve registro de chuva moderada na Ilha do Governador e em Anchieta durante a manhã, além de mais de 100 mm em outras estações desde sexta-feira.

Deslizamento atingiu uma casa durante a madrugada no Andaraí, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução

Deslizamento atingiu uma casa durante a madrugada no Andaraí, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução

As sirenes foram acionadas nas comunidades da Formiga, Borel e no Morro do Andaraí. Os pontos de apoio foram abertos para a população poder deixar suas casas e se abrigar até que os acumulados sofram redução.

BR-040

 

Na BR-040, altura de Duque de Caxias, foram registrados bolsões d'água nos seguintes trechos:

  • Sentido RJ: km 112, 113 (Reduc), 114, 117, 118, e 124 (px Linha Vermelha).
  • Sentido JF: Km 124, 122, 117 e 112.
  • Queda de árvore deixa parcialmente interditada pista lateral no km 107.
Fotos de chuva no Rio de Janeiro neste sábado — Foto: Centro de Operações/Divulgação

Fotos de chuva no Rio de Janeiro neste sábado — Foto: Centro de Operações/Divulgação

Pistas da BR-040 alagadas na sexta-feira, na altura de Duque de Caxias; novos bolsões d'água foram registrados neste sábado — Foto: TV Globo

Pistas da BR-040 alagadas na sexta-feira, na altura de Duque de Caxias; novos bolsões d'água foram registrados neste sábado — Foto: TV Globo

Deslizamento no Andaraí

 

Até as 9h20, havia 18 bolsões e pontos de alagamento no município em diferentes bairros:

  • Avenida De Santa Cruz - altura Rua Marechal Soares De Andréia (Realengo)
  • Rua Vinte E Quatro De Maio - Altura da Rua Cônego Tobias (Méier)
  • Avenida Brasil - Altura Do BRT Vigário Geral - ambos Sentidos (Vigário Geral)
  • Rua Professor Saldanha - Altura Professor Abelardo Lobo (Lagoa)
  • Avenida Padre Leonel Franca - Altura da Praça Sibélius (São Conrado)
  • Rua Demétrio de Toledo - (Tauá)
  • Avenida Epitácio Pessoa - Altura Nº 670 - Sentido Copacabana (Ipanema)
  • Rua Doutor Neves Da Rocha - Altura da Rua Lineu De Paula Machado - (Lagoa)
  • Rua João Vicente - Altura Da Faetec (Marechal Hermes)
  • Estrada Do Campinho - Altura do Número 6.891 (Campo Grande)
  • Estrada Dos Caboclos - Altura do Nº 237 (Campo Grande)
  • Avenida Campo Mourão - Altura Rua Letícia (Guaratiba)
  • Estrada Da Pedra - Altura Nº 2.788 (Guaratiba)
  • Rua Almirante Ary Rongel - Altura Rua Leiloeiro Ernani Mello (Recreio Dos Bandeirantes)
  • Rua Soldado Wandel Sarmento (Tauá)
  • Rua Pio Dutra (Freguesia - Ilha)
  • Rua Quatis (Bancários - Ilha)
 

Queda de árvores

 
Árvore caiu em ciclovia na Barra da Tijuca — Foto: Fabrício Pioyani/Agnews

Árvore caiu em ciclovia na Barra da Tijuca — Foto: Fabrício Pioyani/Agnews

Durante a manhã, uma árvore caiu em uma ciclovia na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Casos semelhantes também foram registrados em outros bairros:

  • Avenida Edison Passos , no Alto da Boa Vista
  • Estrada do Camboatá, Guadalupe
  • Rua Arueira
  • Estrada de Jacarepaguá
  • Estrada do Açude, no Alto da Boa Vista

*G1

Close