Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 01 de abril de 2025

Brasil

Embratur e Consórcio Nordeste divulgam potencial turístico da região na Europa

Ação reforça ao trade turístico europeu a infraestrutura, autenticidade e excelência dos produtos turísticos do Nordeste brasileiro

Embratur e Consórcio Nordeste divulgam potencial turístico da região na Europa

(Imagem: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió)

Pela primeira vez, o Brasil apresenta o posicionamento estratégico e o potencial turístico da região Nordeste ao mercado internacional em um evento exclusivo para operadores de turismo e agências de viagens. O Roadshow Visit Nordeste 2025 passará por Londres (1º de abril) e Milão (3 de abril), mostrando a região como um destino integrado, diverso e excelente para viajantes que buscam experiências inesquecíveis em um dos cenários mais deslumbrantes do mundo.

O evento é uma parceria da Embratur com o Consórcio Nordeste. A iniciativa representa um marco na integração do Nordeste e faz parte da estratégia da agência em posicionar a região no mercado europeu, assim como ampliar a conectividade aérea e as campanhas de promoção internacional. Os resultados já são visíveis: só nos dois primeiros meses de 2025, houve um aumento de 65,3% na chegada de turistas estrangeiros aos destinos nordestinos em comparação com o mesmo período de 2024.

Mais próximo do Nordeste

Com voos diretos que conectam os viajantes em menos tempo e menor emissão de CO2, o mercado europeu se mostra cada vez mais estratégico para o turismo brasileiro. Segundo continente que mais envia turistas ao Brasil, 2025 começou com um crescimento expressivo: somente em janeiro e fevereiro deste ano, o desembarque de europeus no país aumentou 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse movimento já vinha ganhando força em 2024, quando o Brasil registrou um crescimento de 20,1% na entrada de estrangeiros vindos da Europa.


“O Nordeste vem se consolidando como uma das regiões mais dinâmicas do turismo brasileiro e a parceria da Embratur com o Consórcio do Nordeste é estratégica para o seu posicionamento no mercado internacional. Os viajantes saem da Europa em busca exatamente do que o Nordeste oferece: resorts em praias paradisíacas, experiências genuínas, contato com uma natureza fascinante, infraestrutura e autenticidade. Estamos apresentando um Brasil que vai além dos cartões postais. Um destino acolhedor, que valoriza sua gente, sua cultura e o meio ambiente, e é cheio de oportunidades únicas para os visitantes”, diz o presidente da Embratur, Marcelo Freixo


Durante o roadshow, os nove estados nordestinos – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – apresentarão um portfólio diversificado de experiências turísticas. Desde a observação de baleias em Fernando de Noronha até as vivências culturais no Pelourinho, em Salvador; dos resorts com arquitetura sustentável às rotas de turismo de natureza em áreas protegidas, a região mostra sua capacidade de surpreender até os viajantes mais experientes.

O evento também marcará o lançamento da nova marca unificada do Nordeste, destacando seus diferenciais históricos, culturais e naturais, além do plano de ação de promoção da região.

“Fortalecer a região Nordeste como uma potência turística no mercado internacional é a principal missão da parceria existente entre Consórcio Nordeste e Embratur. De maneira visionária, com o Roadshow Visit Nordeste 2025, os nove estados terão a oportunidade de ampliar os mercados emissores, consolidando a região que já faz um trabalho de fortalecimento e captação de mercados internacionais individualmente, porém agora, de maneira integrada, em Londres e Milão, com lançamento da Marca Nordeste”, explica a secretária de Turismo de Alagoas e coordenadora da Câmara Temática do Turismo no Consórcio do Nordeste, Bárbara Braga.

“Somos uma região diversa, das mais visitadas e procuradas no Brasil e mundo, com belezas naturais singulares, praias com águas quentinhas, sol o ano inteiro, além de atrativos históricos, culturais, de aventura, lazer, artesanato e uma gastronomia rica. Agora, com uma marca que unifica os atrativos do nosso Nordeste como destino para o mundo, fortaleceremos o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nessa região que só cresce em nosso país”, completa Bárbara.

Em parceria com a TAP Air Portugal – companhia aérea que oferece a melhor conectividade com o Brasil -, as ações de promoção turística visam criar oportunidades por meio de rotas integradas, utilizando os aeroportos do Nordeste como portas de entrada, especialmente nas cidades atendidas pela empresa: Salvador, Recife, Maceió, Natal e Fortaleza. Como parte das ações em Londres e Milão, a TAP irá sortear um par de passagens aéreas para que os agentes de viagem descubram novos destinos do Nordeste.

Conectividades e oportunidades

A conectividade aérea é um dos pilares da estratégia de promoção dos destinos brasileiros. A Embratur vem trabalhando em parceria com companhias aéreas e promovendo o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati) para ampliar a conectividade do país com o mundo. A estratégia já está dando resultado: no primeiro trimestre de 2025, estão previstos cerca de 5 mil voos conectando a Europa ao Brasil por meio de 34 rotas, um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2024. São cerca de 1,5 milhão de assentos disponíveis para viver experiências únicas, conhecer cenários paradisíacos e realizar negócios.

Atualmente, rotas diretas conectam os destinos brasileiros ao Reino Unido, Itália, Portugal, França, Países Baixos e Espanha. Dentre as melhores conexões para o Nordeste, Portugal se consolida como um hub estratégico na Europa, com 14 rotas diretas que facilitam tanto viagens de lazer como de negócios entre os dois continentes.

*Agência Gov | Via Embratur