Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Brasil

Galo da Madrugada, do Recife, tem adereços inspirado em indígenas

Galo da Madrugada, do Recife, tem adereços inspirado em indígenas

(Imagem: Arthur Martins/Divulgação)

O Galo da Madrugada, símbolo do Carnaval do Recife, homenageará os povos originários na edição carnavalesca de 2024. A escultura terá peças feitas em fibra de tecido denominadas de varandas da paz, desenvolvidas com técnica de macramê inspirada nas tradições dos pankararus, do distrito de Caraibeiras, em Tacaratu (PE).

As peças foram produzidas por artesãs da Coopertêxtil (Cooperativa dos Artesãos Têxteis de Tacaratu), a partir de uma consultoria do Sebrae-PE. Para produzir as varandas da paz, as artesãs fizeram uma imersão na aldeia indígena pankararu, para ter contato com os traços, cores e a simbologia cultural desse povo.

O projeto de criação da “Varanda da Paz – Coleção Galo da Madrugada 2024” contou com orçamento de R$ 70 mil reais, disponibilizados por meio de acordo de parceria com a Prefeitura de Tacaratu. O Sebrae apoia a Coopertêxtil há 2 anos, na formalização e gestão

O artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável pelo Galo da Madrugada deste ano, idealizou a peça em tamanho cenográfico, com cerca de 4 metros, para representar as penas das patas do Galo da Madrugada. O trabalho foi realizado em parceria com as artesãs da Coopertêxtil.

“Valorizar as Varandas da Paz no Galo da Madrugada faz parte de um projeto que eu iniciei, desde que assinei o primeiro Galo, de tornar esse símbolo um propulsor da visibilidade da produção local, valorizando grupos como o dessas artesãs de Caraibeiras e Tacaratu”, disse.

As varandas da Paz estarão disponíveis para a venda com o início do carnaval. A peça tem as cores dos anéis olímpicos, que representam a união dos 5 continentes. O principal produto comercializado pela Coopertêxtil são as redes. A coleção substitui a técnica de nós pelo tear – ferramenta utilizada para tecer.

 

*Poder360