Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
O ministro do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), Wellington Dias, e o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP (Programa Mundial de Alimentos, em português), Daniel Balaban, assinaram na 4ª feira (22.mai.2024) um memorando de entendimento para a promoção de ações conjuntas voltadas à promoção da segurança alimentar e combate à fome.
No memorando, estão previstas ações de iniciativas de cooperação entre países do Sul Global, como o compartilhamento de informações sobre boas práticas no combate à fome promovidas pelo governo brasileiro. Segundo o governo do Piauí, o ministro disse que a tendência é construir um consenso de que cada país apresente um plano de Estado e não de governo.
“Esse é apenas o começo de um novo tempo na luta contra a fome”, declarou Wellington Dias em seu perfil no X (ex-Twitter). Segundo o ministro, o Programa Mundial de Alimentos e o Ministério do Desenvolvimento Social estão “unindo forças para alimentar o mundo”.
O memorando ainda prevê a participação de gestores e da sociedade civil sobre programas de segurança alimentar no âmbito internacional, agricultura familiar e produção de alimentos agroecológicos, impulsionamento de sistemas alimentares sustentáveis. Além de debates sobre proteção social, também no âmbito do programa de cooperação desenvolvido pelo WFP em parceria com a ABC (Agência Brasileira de Cooperação).
A assinatura do documento se deu durante a 3ª reunião técnica da força-tarefa do G20 para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza em Teresina, no Piauí. A conferência, que reúne 52 delegações internacionais de 29 países, teve início na 2ª feira (20.mai), com o G20 Social.