O governo brasileiro iniciou nesta quinta-feira (21) a terceira operação de retirada de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza, disse ao g1 o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.
Até a última atualização desta reportagem, o terceiro grupo estava em Rafah - cidade fronteiriça entre o sul de Gaza e o Egito e atualmente a única via de saída de pessoas de Gaza - e ainda não havia cruzado a fronteira.
Também não havia informações sobre o número de pessoas que integram a terceira leva.
Havia a expectativa de que 24 pessoas cujos nomes constavam na segunda leva do Itamaraty mas foram impedidas pelo governo de Israel de sair de Gaza estivessem neste terceiro grupo - desde o início da guerra, Israel e Egito revistam e autorizam a saída de todos os nomes propostos pelas embaixadas de países com cidadãos na Faixa de Gaza, território governado pelo Hamas.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, havia pedido ao chanceler israelense, Eli Cohen, que o país revisse a negativa para que a saída dessas 24 pessoas.
Em 9 de dezembro, a segundo leva de brasileiros e parentes palestinos deixou a Faixa de Gaza. O grupo era formado por 47 pessoas, a maioria palestinos parentes de brasileiros que haviam sido retirados do território em novembro.
Como nas levas anteriores, o terceiro grupo deixará Gaza pelo Egito e deve embarcar para o Brasil com um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que foi enviado ao aeroporto internacional do Cairo.
Em novembro, após mais de um mês de espera, trinta e duas pessoas deixaram a Faixa de Gaza com destino ao Brasil. No grupo estavam 22 brasileiros e dez palestinos.
*G1