Aguarde. Carregando informações.
Brasil

Janja quebra garrafa de espumante e batiza submarino brasileiro

Janja quebra garrafa de espumante e batiza submarino brasileiro

(Imagem: Reprodução)

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, batizou o submarino Tonelero (S42), inaugurado e lançado ao mar nesta 4ª feira (27.mar.2024). Ela quebrou uma garrafa de espumante no casco do submarino em cerimônia realizada no Complexo Naval e Industrial de Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro.

Janja foi acompanhada até a embarcação pelo comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen. “Eu te batizo submarino Tonelero. Que Deus abençoe esse submarino e todos os marinheiros que aqui navegarem”, disse a primeira-dama antes de quebrar a garrafa.

Assista (1min36s):

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da França, Emmanuel Macron, participaram do evento. Depois do batizado, o submarino será colocado na água e deve demorar cerca de 30 minutos para submergir.

A quebra de uma garrafa de vidro no casco de um navio ou outro equipamento naval por uma mulher é uma antiga tradição marítima, com registros desde a era dos babilônios, para dar proteção aos “homens que se lançam ao mar”. É também nessa cerimônia que a embarcação recebe seu nome oficial.

O Tonelero é o 3º submarino brasileiro a propulsão convencional e faz parte do Programa de Desenvolvimento dos Submarinos, o ProSub, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a França. A parceria foi firmada em 2008, com orçamento de cerca de R$ 40 bilhões. A previsão inicial era de que o submarino fosse colocado em operação em 2020.

O Tonelero pode ficar em operação por até 70 dias submerso e tem capacidade de carregar 1.870 toneladas. Pode atingir a profundidade de 250 metros.

O ProSub tem como um de seus principais pontos a transferência de tecnologia francesa para a construção de embarcações nacionais, mas o Brasil ainda cobra mais cooperação em relação à tecnologia nuclear.

Janja não é a 1ª primeira-dama a inaugurar submarinos no país. Em dezembro de 2018, a ex-primeira-dama Marcela Temer foi madrinha do submarino Riachuelo, também parte do Prosub. Em 2020, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chegou a ser convidada para inaugurar o submarino Humaitá, mas cancelou sua participação de última hora. Adelaide Chaves Azevedo e Silva, mulher do então ministro da Defesa, Fernando Azevedo, foi chamada para a cerimônia.

Em 2003, a 2ª mulher de Lula, a ex-primeira-dama Marisa Letícia, foi madrinha do navio de longas distâncias Metaltanque 6, lançado em Itajaí (SC). A cerimônia marcou o 1º discurso público de Marisa no 1º governo Lula. Em 2008, ela batizou a plataforma de petróleo P51 e em 2010, o navio cargueiro Log-in Jatobá. A ex-primeira-dama Ruth Cardoso foi madrinha do submarino Timbirá, lançado ao mar em 1996.

Assista à cerimônia (1h51min45s):

*Poder360