Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Um levantamento da Confederação Nacional dos Transporte sobre a situação das estradas brasileiras mostra que quase 80% têm algum problema.
A opção mais usada pelos brasileiros para viajar é também motivo de muita preocupação.
"A gente não sente seguro. Porque as coisas acontecem, um acidente, por devido má conservação das estradas mesmo", diz o aposentado André Starling de Oliveira.
As queixas surgem de diferentes estados. Em uma rodovia federal em Roraima, os pontos críticos se espalham em quase toda a extensão. Passar por uma estrada, no Maranhão, é um desafio, os buracos estão por toda parte.
Em São Marcos, na Serra Gaúcha, a estrutura comprometida levou a interdição de uma ponte na BR-116. No Paraná, tem interdição parcial em Morretes e situação parecida em Tibagi. Em Minas Gerais, os problemas aparecem em trechos estaduais, como em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e federais, como na BR-267, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
"A estrada está péssima, manutenção péssima, apresentando muitos riscos para os motoristas", conta uma motorista.
"Para gente que passa constantemente, principalmente de madrugada, é muito complicado", comenta um outro motorista.
Rodovias federais e estaduais apresentam mais de 2,6 mil pontos críticos; MG lidera ranking do perigo — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Um mapeamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes em 2023, que está sendo divulgado agora, revela uma situação que exige atenção aos motoristas: foram identificados 2.648 pontos críticos em rodovias federais e estaduais do país. Minas Gerais lidera o ranking do perigo. Situações como esta preocupam: metade da pista foi levada embora com a erosão.
O estudo analisou toda a extensão das rodovias federais no Brasil e os principais trechos das rodovias estaduais; 111 mil quilômetros de estradas e 67% apresentaram algum tipo de problema. Foram encontrados 383 pontos considerados graves nas estradas mineiras. O Acre aparece em seguida com 374 trechos em situação crítica e o Maranhão vem logo atrás. O levantamento apontou 258 pontos com problemas no estado.
Câmeras de vídeo mostram as imprudências que colocam os brasileiros em risco nas estradas
Os perigos mapeados envolvem desde grandes buracos na pista, erosões e quedas de barreira. Bruno Batista, diretor-executivo da CNT, diz que a realidade fica pior porque muitos trechos sequer contam com sinalização.
"Nossas rodovias são movimentados mais de 60% do total de cargas e mais de 90% dos passageiros. As rodovias são, então, a nossa principal infraestrutura e, por isso, elas deveriam ter um nível de segurança bastante elevado. É preciso, então, estruturar ações e destinar investimentos de forma correta para que esses graves problemas sejam solucionados rapidamente, porque isso faz com que o transporte rodoviário no Brasil possa ser mais eficiente e que o número de acidentes e mortes nas rodovias caia de forma mais acelerada".
O Ministério dos Transportes afirmou que a pesquisa foi feita no primeiro semestre de 2023; que recuperou 4,6 mil km de rodovias federais ao longo do ano; e que vai continuar a executar projetos estruturantes em todas as regiões em 2024.
*G1/Jornal Nacional