Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
O Ano Novo representa o início de um ciclo e, por isso, muita gente gosta de tentar descobrir como será a nova fase. Pensando nisso, o g1 conversou com pessoas que estudam astrologia, o tarô e também um especialista em Candomblé para saber quais são as previsões para 2024.
Para os entrevistados, 2024 será um ano de muito trabalho, crescimento e cura. Para atrair "coisas boas" e "se blindar das energias ruins", a recomendação é um banho de sal grosso antes da virada, seguido de um "banho de harmonização" (veja como fazer ao final da reportagem).
Cartas de tarô com pedra redonda no centro e cristais brancos — Foto: Bernardo Morais/Arquivo pessoal
A taróloga Márcia Godoy jogou as cartas do tarô para o g1. Segundo ela, o tarô mostra que o Brasil tem grandes chances de prosperidade no ano que chega.
"Será um ano de muitos investimentos no país. Não apenas investimentos estrangeiros, mas também de empresas, como parcerias público-privadas. Existe também uma boa promoção do turismo. O Brasil tende a despontar no cenário mundial", diz a taróloga.
Já no Distrito Federal, projetos na área de cultura e esporte para a juventude podem ter destaque. "Brasília começa a ser vista como uma cidade normal que, além de abrigar o poder central, tem brilho e talento", diz Márcia. No entanto, há um alerta para a segurança.
"É possível que a cidade ainda seja palco de algo semelhante aos atos antidemocráticos do começo do ano. No entanto, além de mais segurança, por parte do Estado, também há uma união da sociedade em torno do propósito de inibir essas ações. Existe a tendência da superação de conflitos para alcance da paz", mostra o tarô, segundo Márcia Godoy.
Astrologia: especialistas revelam os caminhos para o futuro — Foto: Rede Globo
De acordo com a astróloga Regina Soto, 2024 será regido pelo planeta Saturno, "o senhor do tempo, que é regente natural de capricórnio".
"Em 2024 teremos duas luas cheias em capricórnio. Então, quem tiver sol, ascendente ou lua em capricórnio terá grandes chances de 'se dar bem' em 2024", diz a astróloga.
"Quem cresce com Saturno cresce com firmeza e segurança. Cada degrau construído é firme e seguro. A pessoa só desce os degraus se quiser, ou se for irresponsável. Por isso, cuidado com escolhas e atitudes. Saturno é o cobrador", explica a astróloga ao indicar os cuidados que devem ser seguidos, conforme os astros.
Quem tem o signo de touro no mapa astral também tem bons presságios. "Júpiter, o planeta da expansão estará em touro na virada do ano, e estará em bom aspecto com Lua, Sol e Urano. Isso será um marco positivo para os taurinos", revela Regina Soto.
A astrologia aponta ainda que Plutão deve influenciar o nosso dia a dia e como nos portamos socialmente no decorrer do ano novo.
"Plutão entra de vez em aquário em 2024. Isso quer dizer que profundas mudanças podem ocorrer nos nascidos sob este signo [aquário], ou que tenham ascendente ou lua ali posicionados. Impactos longos e duradouros acontecerão", diz Regina Soto.
A astróloga lembra, porém, "que tudo é dual: luz e sombra". "Para se dar bem, todos os signos deverão fazer seu dever de casa. Mesmo os signos com maiores desafios poderão se dar bem, se tiverem em mente que Saturno está de olho e cada um receberá suas recompensas de acordo com suas atitudes".
Adeptos de religiões de matriz africana participaram das cerimônias de Ano Novo na Praça dos Orixás, no Lago Sul, em Brasília — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília.
A ialorixá Adna Santos, mais conhecida como Mãe Baiana, acredita que em 2024 os brasileiros precisam ter cautela. "Nossa ancestralidade sinaliza muito choro, mas também diz sobre muitos lares se recuperando de muitas tristezas e tendo alegrias que nunca tinham alcançado antes. É preciso estarmos atentos pois muitos vão precisar do outro", diz ela.
Mãe Baiana alerta para o cuidado com os jovens. "É preciso criar campanhas educativas nas escolas e nas redes sociais. Criar políticas públicas para os nossos jovens. Cuidar da saúde mental desse público", afirma.
"Teremos, ao longo do ano, momentos de turbulência até o meio de setembro. A partir daí teremos momentos de alívio. É preciso que busquemos a paz", diz Mãe Baiana.
Para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Omolu.
"Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente. Também vai atuar no agir, na ação. Já Omolu vai ajudar na saúde. Vai ser um ano para tratar as doenças e cuidar da nossa saúde", explica a ialorixá.
Mãe Baiana recomenda o uso da cor branca na virada do ano. "Nós povos e comunidades de matriz africana recomendamos em especial, que devemos tomar um banho de alecrim ou de água de flor de laranjeira e passar a virada de roupa branca, pois toda a nossa população mundial precisa dar um grito igualitário de paz", diz Mãe Baiana.
De acordo com a taróloga Márcia Godoy, quem deseja se blindar das más energias na virada do ano pode investir em banhos de descarrego e de harmonização. Os dois tipo de banho devem ser feitos após o banho normal.
Como fazer
"Aí jogo no corpo, do ombro para baixo, essa água com sal grosso, mentalizando que tá saindo tudo o que é ruim. A energia negativa, as invejas, tudo o que eu quero que saia da minha vida", ensina.
Depois desse banho de sal grosso, ela recomenda o banho de harmonização.
Uma forma de fazer o banho é macerar as pétalas e, depois, acrescentar a água. Outra maneira é ferver as pétalas em água por uns 10 minutos e acrescentar água fria até ficar em uma temperatura agradável para o banho.
"Essa água com pétalas de rosas deve ser jogada da cabeça para baixo, enquanto se mentaliza harmonia, equilíbrio, sabedoria, tranquilidade, paz interior, tudo o que a pessoa quer", diz Márcia Godoy.
"Outro segredo para trazer harmonia é sempre ter bons pensamentos, boas palavras e boas ações. Essa prática é bem preventiva para tudo", diz a taróloga.
*G1