Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 20 de fevereiro de 2025

Carnaval

Pinto da Madrugada tem patrocínio da iniciativa privada e Prefeitura de Maceió

Pinto da Madrugada tem patrocínio da iniciativa privada e Prefeitura de Maceió

(Imagem: Assessoria )

O bloco carnavalesco Pinto da Madrugada, patrimônio imaterial da cultura alagoana desde 2010, celebra 26 anos em 2025. O desfile está programado para 22 de fevereiro, com concentração às 6h no Marco dos Corais e início às 9h, seguindo até o restaurante Dragão, na Pajuçara. Este ano, o percurso foi invertido, oferecendo uma nova experiência aos foliões.

Reconhecendo a relevância cultural e econômica do evento e a sua proporção, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), firmou um convênio de patrocínio para o Pinto da Madrugada em 2025.

Estudos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), economistas e pesquisadores da área indicam que, em 2019, as prévias carnavalescas de Maceió movimentaram R$ 148 milhões, dos quais 80,4% (aproximadamente R$ 119 milhões) foram diretamente associados ao Pinto da Madrugada, representando cerca de 0,5% do PIB municipal.

Além do impacto econômico, o bloco fortalece a cultura alagoana, resgatando tradições e promovendo a identidade local, com a participação de cerca de 700 músicos alagoanos.

No último sábado (15), quando aconteceu o “Mungunzá do Pinto”, foram servidas, aproximadamente, quatro mil porções da iguaria tipicamente nordestina aos foliões, entre maceioenses e turistas, que compareceram ao evento, na Praia de Pajuçara.

Hermann Braga , economista e um dos fundadores do bloco, destaca: “O Pinto da Madrugada é um grande ganho para a economia criativa. É o dia dos ambulantes, dos ateliês, dos motoristas de aplicativos… Uma movimentação geral dessa economia, alavancada pelo Pinto da Madrugada”.

Além da Prefeitura de Maceió, nesses seus 26 anos de avenida conta também com os patrocínios do Hotel Ponta Verde, Pitu, Bonsono, Telesil e Maceió Shopping. Fortalecendo ainda mais a história do bloco que é a referencia do carnaval alagoano.

*Assessoria