Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025
Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025
A atriz Fernanda Torres foi indicada ao Oscar 2025 de Melhor Atriz por sua atuação em "Ainda Estou Aqui", filme dirigido por Walter Salles. Essa é a segunda vez que uma brasileira disputa essa categoria.
Ela concorre na categoria 26 anos após indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, por "Central do Brasil" (1998), também dirigido por Walter Salles.
"Eu resolvi não assistir, inclusive, porque o meu nome é Torres, eles vão em ordem alfabética pelo sobrenome e o meu vem sempre no fim [...] Eu estava no meu quarto. Andrucha [esposo] e Joaquim, meu filho, subiram [ao quarto] e falaram: 'Nanda, rolou'", disse a atriz em entrevista ao Estúdio i nesta quinta-feira (23).
Mas não para por aí. "Ainda Estou Aqui" concorre ao Oscar de Melhor Filme Internacional e, ainda, foi indicado na principal categoria da premiação, o Oscar de Melhor Filme.
Fernanda Torres ganhou Globo de Ouro e agora vai disputar Oscar de melhor atriz — Foto: Mario Anzuoni/Reuters
A indicação de Fernanda foi impulsionada pela vitória no Globo de Ouro 2025 na categoria de melhor atriz de drama. E ela quase não esteve no filme. A primeira escolhida pelo cineasta para o papel foi Mariana Lima.
Na adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, o público acompanha a transformação da mãe do escritor – uma dona de casa dos anos 1970, mãe de cinco filhos – em uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do país após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Mello), pela ditadura militar.