O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou o edital do concurso público para preenchimento de cargos, de nível superior, com a oferta inicial de 150 vagas, e salário inicial de R$ 20.900,00. O documento foi publicado nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União.
O edital marca o fim de um período de 12 anos sem processos de seleção pública para ingresso na instituição, atualmente chefiada por Aloizio Mercadante. Pela primeira vez na história, o banco reservou uma cota de 30% para pessoas negras e 15% para pessoas com deficiência.
De acordo com o BNDES, as inscrições seguem de 26 de julho até 19 de agosto. As provas serão realizadas no dia 13 de outubro, em todas as capitais e no Distrito Federal. A taxa de inscrição é de R$ 110.
As vagas serão referentes as áreas de administração, análise de sistemas - desenvolvimento, análise de sistemas - suporte, análise de sistemas - cibersegurança, arquitetura-urbanismo, arquivologia digital, ciências contábeis, ciência de dados, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional.
Segundo a instituição, as vagas ofertadas são destinadas ao escritório do BNDES no Rio de Janeiro (RJ). Porém, de acordo com as necessidades do serviço, o candidato poderá ser lotado em outra unidade, como São Paulo (SP), Brasília (DF) e Recife (PE). A jornada de trabalho é de 35 horas semanais.