Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024

Concursos

Enem dos concursos: como reorganizar estudos até a nova data da prova?

Enem dos concursos: como reorganizar estudos até a nova data da prova?

(Imagem: lil_foot/Pixabay)

“Enem dos concursos”, que seria realizado em 5 de maio, foi adiado para o dia 18 de agosto em virtude das chuvas históricas no Rio Grande do Sul. Com a definição da nova data, os candidatos podem reorganizar os seus cronogramas de estudo.

Para quem vem se preparando desde a divulgação dos editais, os três meses extras são uma oportunidade para revisar os conteúdos mais difíceis, que ainda geram dúvidas, e treinar questões discursivas, explicam especialistas ouvidos pelo g1.

Já para os candidatos que desanimaram e interromperam a preparação após o adiamento do concurso, a dica é identificar os conteúdos que não foram estudados e priorizar as matérias de maior peso. Confira abaixo.

Identifique seus pontos fracos
 

A definição da nova data da prova é um bom momento para o candidato fazer um diagnóstico de quais pontos do edital ainda precisam de atenção, avalia Viviane Rocha, professora de técnicas de estudo na Central de Concursos.

E uma das formas de identificar esses pontos fracos é resolver exercícios. “Ele vai ver quais são os tópicos que ainda estão com um índice de acertos um pouco abaixo, fazer uma análise de quais são suas dificuldades em relação a conteúdo, para fazer um planejamento de estudo”, orienta a especialista.

Priorize o que pesa mais
 

O edital do CNU é extenso. Assim, o candidato que observar que não vai conseguir estudar todas as disciplinas até o dia da prova deve focar nos conteúdos que têm mais chance de cair, orienta o professor Marcos Fonseca, do Gran Concursos.

“O melhor planejamento é estabelecer os principais pontos de cada matéria, dos eixos temáticos principais do seu cargo, e estudar esses assuntos, porque eles têm tendência a ter peso maior na prova”, afirma.

Mesmo para quem não interrompeu os estudos após a notícia do adiamento do concurso, focar nas disciplinas de maior peso é uma boa estratégia, ressalta a professora Viviane Rocha.

“São pontos que vão fazer muita diferença no final. Mesmo que o aluno tenha fechado todo o edital, agora ele vai conseguir fazer uma revisão minuciosa dessas disciplinas que pesam mais, visto o tempo extra que tem”, diz.

Treine questões discursivas
 

Outra dica dos professores é não negligenciar as questões discursivas. A prova de nível médio vai exigir uma redação, enquanto as de nível superior terão uma pergunta dissertativa relacionada ao conteúdo do edital.

“Precisa começar a praticar desde então a escrita pois a prova objetiva exige determinadas habilidades, mas a discursiva exige outras mais. Tem que saber concatenar as ideias e trazer fundamentos”, pontua o professor Marcos.

“Para treinar, o candidato tem que escolher temas de acordo com os conteúdos dos editais que sejam de fácil e de difícil escrita porque ele precisa estar pronto para qualquer prova discursiva que vier”, completa Viviane.

Dê uma chance
 

O professor Marcos contou ao g1 que ouviu de muitos alunos que eles se arrependeram de não terem começado a se preparar para o CNU meses atrás. Por isso, a dica dele é estudar, independentemente do quanto o candidato tiver visto do conteúdo até agora.

“A única pessoa que a gente sabe que já reprovou é quem não tentar”, diz. “E, ainda que o estudo não seja suficiente para este concurso, ele não será perdido, já que estamos tendo um momento histórico em relação à publicação de editais.”

*G1