Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
O governo federal divulgou uma nova relação de candidato/vaga por cargo após calcular abstenções do Concurso Nacional Unificado (CNU), o "Enem dos concursos".
Entre as funções menos concorridas, estão os formados em Meteorologia, Ciências Atmosféricas, Engenharia de Agrimensura, Geociências, Antropologia, Estatística, Arquivologia e mais (veja o top 10 abaixo).
O cargo menos disputado do CNU tem 14,5 candidatos por vaga. Cerca de 581 pessoas estão disputando 40 oportunidades para a função de Tecnologista no Ministério da Agricultura e Pecuária. O salário inicial é R$ 6,6 mil, com formação em Meteorologia ou Ciências Atmosféricas.
O segundo menos concorrido tem 16,6 candidatos por vaga. Dos 1,2 mil candidatos que fizeram as provas, 75 serão selecionados para trabalhar como Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário no INCRA. A formação exigida é Engenharia de Agrimensura ou Cartográfica.
Já o terceiro menos concorrido tem 66,6 candidatos por vaga. São 30 oportunidades para 1,9 mil candidatos que prestaram ás provas. Os selecionados precisam ser formados em Geociências e vão trabalhar como Analista de Infraestrutura no Ministério da Gestão. A remuneração inicial é R$12,9 mil.
Confira abaixo quais são os 10 cargos menos disputados do CNU:
Conhecido como "Enem dos concursos", o Concurso Nacional Unificado centraliza em uma única prova os concursos autorizados para contratação de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal.
É a primeira vez que isso acontece. Nesta estreia, estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Dos mais de 2,1 milhões de inscritos no "Enem dos concursos", menos da metade (970 mil) compareceu às provas.
As provas tiveram 36 versões, ao todo, como parte do esquema antifraude. Elas estavam distribuídas entre os 8 blocos, que correspondem às áreas com vagas em jogo.
O próximo passo do CNU é a divulgação das notas, no dia 8 de outubro. Nesta data, candidatos também serão convocados para o envio de títulos, no caso dos cargos que exigem essa etapa.
Os participantes, então, terão até o dia 9 de outubro para entrar com eventuais pedidos de revisão da nota da parte escrita do exame.
A lista final de aprovados no concurso está prevista para ser divulgada em 21 de novembro, e as convocações para posse devem começar em janeiro de 2025.