Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Cultura

Centro de Belas Artes de Alagoas recebe palestra sobre Frida Kahlo

Centro de Belas Artes de Alagoas recebe palestra sobre Frida Kahlo

(Imagem: Divulgação)

O Curso de História da Arte do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) recebe palestra “Uma Dose de Kahlo”, que contará a vida da artista mexicana Frida Kahlo. Ministrado pelo psicólogo Adalberto Souza, o evento ocorrerá no Museu da Imagem e do Som (Misa), equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), no dia 19 de outubro, pela manhã.

Frida Kahlo ganhou fama em todo o mundo devido aos seus retratos autobiográficos e ao seu estilo singular, que continua a inspirar gerações até os dias de hoje. Neste contexto, o psicólogo explorará as diversas influências e caminhos que moldaram Frida como um ícone de gerações.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressalta a relevância contínua de Frida Kahlo em questões contemporâneas. “Frida sempre foi uma figura à frente de seu tempo. Abrir um espaço para conhecermos e aprofundarmos na história de uma figura tão autêntica e corajosa é essencial para que sua trajetória não seja, jamais, esquecida”, disse.

Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mundialmente conhecida como Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho de 1907, na Cidade do México, México. Durante sua vida enfrentou diversos desafios incluindo uma poliomielite na infância que a deixou deficiente, e um terrível acidente de bonde em 1925 que a deixou com múltiplas fraturas e dores crônicas pelo resto de sua vida. A arte foi a válvula de escape de Frida que expressava em suas emoções e vivências.

Ao longo de sua carreira, a artista  produziu aproximadamente 200 pinturas, a maioria delas autorretratos, que exploram temas como dor, paixão, maternidade e cultura mexicana. Suas obras mais conhecidas incluem "As Duas Fridas", "Autorretrato com Espinho de Macaco" e "Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-Flor". Frida explorou ainda questões de identidade, gênero e política em sua arte. Ela se envolveu em movimentos políticos e sociais no México e nos Estados Unidos.

Frida Kahlo faleceu em 13 de julho de 1954, aos 47 anos, devido a complicações de saúde decorrentes de sua condição médica e cirurgias, mas sua arte e sua garra seguem vivas e influenciando novas gerações de artistas até hoje.

Adalberto Souza

Adalberto Souza é psicólogo, licenciado em Letras e especialista em Literatura. Ele é autor dos livros "Das Coisas que Esquecemos Pelo Caminho" (Prêmio Lego/Ufal 2011), "Fantasmas Não Andam de Montanha-russa" (Buqui 2014), "Toda Aquela Inevitável Pressa de Te Dizer Nada" (Buqui 2015), "Quando os Gatos Lunares Encontram Rodolfo Valentino" ( Imprensa Oficial 2015) e "Da Amplidão Das Sombras Alheias", premiado pela Lei Aldir Blanc (Imprensa Oficial - 2019).

*Redação com Agência Alagoas