Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 18 de outubro de 2024

Cultura

Em encontro com Ministra da Cultura, Mellina Freitas destaca marco para fortalecimento das políticas culturais de AL

Em encontro com Ministra da Cultura, Mellina Freitas destaca marco para fortalecimento das políticas culturais de AL

(Imagem: Ascom Secult)

Em continuidade às agendas do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, a secretária de Estado da Cultura e da Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, participou, na terça-feira (7), de uma reunião com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes. O encontro foi a primeira audiência do Governo Federal com os Estados, depois da recriação do Ministério da Cultura (Minc), e contou com a presença de secretários estaduais e dirigentes de cultura de 25 unidades federativas, além de representantes de ministérios, lideranças culturais e outros convidados.

“O renascimento do Ministério da Cultura é uma oportunidade que o presidente Lula está nos dando. Agora, nossa missão é colocar o MinC à altura da riqueza cultural do Brasil”, destacou a ministra.

“É um momento importante, de diálogo entre os estados e o Minc, para o fortalecimento da cultura brasileira e que marca a retomada das políticas culturais”, disse a secretária Mellina Freitas.

Durante a reunião, foram debatidas a regulamentação da Lei Paulo Gustavo, a criação de Comitês de Cultura nos estados e a realização da Conferência Nacional de Cultura. Também foi entregue a Carta de Brasília, um documento que destaca o papel fundamental do Fórum, reivindicando esforços do Minc para a aprovação dos Projetos de Lei que encontram-se em tramitação no Congresso Nacional, especialmente, o Marco Regulatório do Fomento à Cultura (PL 3905/2021) e a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura (PL 9474/2018), e uma agenda de trabalho colaborativa e permanente para garantir o alinhamento das competências federativas na política cultural do país.

A Carta apresenta, também, um resumo do “Mapeamento das Políticas Estaduais de Cultura do Brasil”, com informações fundamentais sobre o cenário atual. Os dados servem para ampliar o olhar sobre a gestão cultural, dando dimensão e arcabouço para uma estratégia regionalizada de atuação do Ministério em prol de uma agenda federativa.

Confira a carta na íntegra aqui.

*Redação Alagoas Alerta com Ascom Secult