Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) será palco, no período de 2 de fevereiro a 2 de março de 2024, da exposição "Agélio Novaes: Minha Alma é Colorida", uma celebração artística que destaca o universo das manifestações carnavalescas no estado.
A abertura oficial está marcada para o dia 2 de fevereiro, às 19h, proporcionando aos visitantes a oportunidade de mergulhar na riqueza cultural retratada nas pinturas do desenhista, artista plástico e cenógrafo Agélio Novaes.
A exposição é um convite para explorar o imaginário artístico de Novaes, que traz à tona uma diversidade de personagens típicos das festividades carnavalescas em Alagoas. O público terá a chance de se deparar com a imponência da ala ursa, o ruge-ruge contagiante dos bailes de clubes e blocos de rua, a encantadora burrinha, o garoto mascarado e sua mensagem de amor.
Cada obra exposta representa a alegria, o bom-humor e a ironia inerentes ao carnaval. Desde o rei do passo, o Moleque Namorador, até a irreverência da Miss Paripueira, Agélio Novaes traduz em suas criações a essência festiva que transforma cada dia em um verdadeiro carnaval.
Durante o período da exposição, o Misa receberá o projeto especial "Mamãe no Misa", que consiste na participação da boneca Mamãe do bloco Filhinhos da Mamãe, que parte do Museu Théo Brandão no dia 2 de fevereiro, durante as prévias carnavalescas de Maceió. O desfile percorrerá a Avenida da Paz até a Avenida Sá e Albuquerque, culminando no museu. Ao final do bloco, a boneca permanecerá no Misa, integrando-se à exposição "Agélio Novaes: Minha Alma é Colorida". Essa participação especial oferece aos visitantes a oportunidade única de vivenciar não apenas a arte visual, mas também a efervescência e a tradição do carnaval alagoano.
Agélio Novaes, nascido em Viçosa, Alagoas, demonstra sua maestria como desenhista desde a infância, quando estudou com o renomado mestre alagoano Lourenço Peixoto. Sua formação inclui passagens pelo Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco, além de especializações em Artes Gráficas e Imagem Digital pelo Senai-SP. Com sete exposições individuais e várias premiações em coletivas e salões, Novaes solidificou sua posição no cenário artístico brasileiro.
O curador da exposição, Walter Karwatzki, pós-doutorando do PPG em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, destaca a importância do evento para a valorização da cultura carnavalesca em Alagoas. Ele também é membro do projeto CNPq "Território Nômade: experiências artísticas e colaborativas" e representante da Sedac-RS no Colegiado de Artes Visuais.
"A exposição promete ser uma experiência única, proporcionando aos visitantes uma imersão no universo do carnaval alagoano através do talento de Agélio Novaes”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
*Agência Alagoas