Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Cultura

Secretaria de Cultura de AL discute Lei Paulo Gustavo em reunião do Consórcio Nordeste

Secretaria de Cultura de AL discute Lei Paulo Gustavo em reunião do Consórcio Nordeste

(Imagem: Ascom Secult)

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) participou nesta quarta-feira (2) da reunião da Câmara Temática de Cultura do Consórcio Nordeste 2023, em Brasília. O colegiado, que existe desde 2019, foi criado como instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil a fim de construir uma visão colaborativa entre os participantes.

Entre as pautas estavam os planos de ação dos estados, projetos integradores e coordenação da câmara temática. Além disso, houve um momento voltado para discutir as metas e alinhamentos acerca da Lei Paulo Gustavo nos estados.

Pela lei, Alagoas vai receber R$ 43,9 milhões, enquanto as prefeituras terão acesso a R$37,7 milhões, com o segmento audiovisual recebendo a maior parcela de repasses e fomento.

Representaram a Secult a superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Natália Teles, e o assessor de Governança e Transparência, Wyllyson Santos.

“Nos reunimos para um debate sobre os ajustes das decisões que os entes estão tomando nos seus estados, em torno da cultura, e como podemos colaborar para que o nordeste continue crescendo de maneira exponencial. Teremos também um momento com o Ministérios da Cultura para fazer a análise das medidas tomadas em volta da Lei Paulo Gustavo. Sairemos daqui com vários planos, mas com um único objetivo: fazer Alagoas crescer”, destacou o assessor.

Para Natália Teles, momentos como esse são indispensáveis para o crescimento e absorção de conhecimento, além de ser uma oportunidade de mostrar para nossos vizinhos da região como Alagoas vem investindo na cultura e economia criativa do estado. “Temos a total consciência que é compartilhando que se aprende, somos um estado que estamos em constante desenvolvimento e pretendemos aplicar as ideias e soluções discutidas em prática para que nosso estado continue a crescer em conjunto dos outros estados”, concluiu a superintendente.

*Agência Alagoas